quarta-feira, 13 de agosto de 2014

«Evento» - Expodemo 2014 já tem programa fechado

Três dias em setembro: sexta (19), sábado (20) e domingo (21), um fim-de-semana alargado em cheio, com milhares de pessoas na rua. É o que volta a prometer a “Expodemo - Mostra de Produtos, Actividades e Serviços da Região”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira pelo terceiro ano consecutivo, que é já uma marca e um símbolo forte do município.

O programa, todo ele desenvolvido em redor dos Paços do Concelho, espaço nobre e histórico do centro da vila, com o Jardim do Tabolado e o Largo das Tílias como áreas de referência, volta a ter características distintivas, com espectáculos de cunho alternativo, arte urbana de rua e manifestações culturais do agrado do grande público.

No primeiro dia, sexta-feira à noite (19 de setembro, às 22 horas), o concerto com os “For Pete Sake” é o ponto alto. A banda é um sexteto de músicos de Lisboa que toca e interpreta universos musicais próximos do folk, do indie rock e surf-pop, numa mistura que é receita para ritmos contagiantes e harmonias de voz bem trabalhadas. Os “For Pete Sake” actuaram este ano nos principais festivais de rock portugueses: Rock in Rio, Nos Alive e Super Bock Super Rock. A seguir; às 24h00, a fechar o cartaz de sexta-feira, sobem ao palco os “SuperNova”, uma banda de rock português formada em Moimenta da Beira em 2008, que tem actuado em festivais de verão e espectáculos indoor. Sucesso garantido.

No segundo dia, sábado (20), o apogeu acontece também à noite (22h00), com um espectáculo multimédia produzido pela companhia de teatro “Artelier” que concebe para a Expodemo um projecto em dois actos: o primeiro fará alusão metafórica à criação do universo e do homem, com recurso à metáfora da maçã; o segundo à vida enquanto elemento sagrado. Os dois momentos incluirão artes de rua e videomaping, onde o tema da arte sacra se cruza com elementos contemporâneos de grande espectacularidade, máquinas de cena, projecções de vídeo aéreas sobre a audiência (público) numa procissão em telas gigantes suspensas por balões, torres de vedeomaping, ópera de rua, com teatro circo e elementos voadores (técnica de slide), além da presença de actores e músicos locais em evidência.

Ainda no sábado, mas de manhã, destaque também para as III Jornadas Cartageno Ferreira, que celebram a obra do técnico e investigador homónimo, há mais de 50 anos em Moimenta da Beira.
No terceiro e último dia, domingo (21), o sublinhado vai por inteiro para a transmissão em directo do “Somos Portugal”, da TVI. Seis horas seguidas (das 14 às 20) de reportagens no espaço da feira e a actuação de dezenas de artistas portugueses no palco grande instalado em frente aos Paços do Concelho.

À margem do programa, haverá em simultâneo e permanentemente espectáculos de rua com estátuas vivas, Dj´s, artes circenses, música, cuspidores de fogo, teatro, magia, grafites, exposições, espaço infantil, etc. E ainda tasquinhas, provas de vinho e muita gastronomia regional.
 Fonte: CMMB




Sem comentários: