sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

«Divulgação» - Comissão prepara novo Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil

Uma nova versão, revista e actualizada, do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Moimenta da Beira, está a ser preparada pela Comissão Municipal, que reuniu para o efeito esta sexta-feira, 23 de janeiro, no salão nobre dos Paços do Concelho.

Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que preside também à Comissão, composta por 12 elementos. Os restantes 11 são: Comandante Operacional Municipal (José Alberto Requeijo); representante do Comandante dos Bombeiros Voluntários (Adjunto do Comando Nuno Bondoso); Comandante do Destacamento da GNR (Tenente André Batista); Comandante do Posto da GNR (Sargento-Ajudante Silva); Delegado de Saúde; Coordenadora do SUB (Drª. Eliza Bento da Guia); Coordenadora de Serviço do Centro de Saúde (Enfermeira Cristina Requeijo); Serviço Local de Segurança Social (Manuel João Oliveira Cardoso); Coordenador da Unidade Orgânica e Desenvolvimento Social, Cultural e Educação (Ricardo Castro); Coordenador da Fiscalização Municipal (Luís Santos) e Gabinete Técnico Florestal (Eduardo Seixas).

O âmbito da intervenção do Plano Municipal de Emergência de Protecção é prevenir, no território municipal, os riscos colectivos e a ocorrência de acidente grave ou catástrofe deles resultantes. É ainda socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público.

O plano apoia também a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas do município afectadas por acidente grave ou catástrofe. E faz ainda o levantamento, previsão, avaliação e prevenção dos riscos colectivos do município; e a análise permanente das vulnerabilidades municipais perante situações de risco.

A intervenção do plano passa ainda pela informação e formação das populações do município, visando a sua sensibilização em matéria de auto-protecção e de colaboração com as autoridades. E elabora também o planeamento de soluções de emergência, tendo em conta a busca, o salvamento, a prestação de socorro e de assistência, bem como a evacuação, alojamento e abastecimento das populações presentes no município, entre outras acções.

 Fonte:CMMB

Sem comentários: