terça-feira, 19 de maio de 2015

«Divulgação» - Museu de Alvite aberto todo o dia no Dia Internacional dos Museus

A Casa Museu Gente da Nave, em Alvite, Moimenta da Beira, esteve ontem, segunda-feira, 18 de maio, aberta todo o dia para assinalar o Dia Internacional dos Museus e os 15 anos da sua inauguração. Uma iniciativa que valeu a pena, já que o espaço acabou por ser visitado por dezenas de pessoas.

Quase sempre em grupo, recebeu a visita das crianças da escola do 1º ciclo da vila e dos idosos do Lar do Centro Comunitário. Um grupo de formandos de um curso agrícola que ali decorre, esteve também nos dois pisos da casa que alberga verdadeiras relíquias que em tempos enchiam as casas e a vida das populações: desde os potes de ferro à enxerga que podíamos encontrar nas cozinhas, aos tamancos ao lado da cama, à telefonia sobre o armário da cozinha, à mala do enxoval ao fundo da cama, aos colchões de palha que agasalhavam nas noites mais frias de inverno, às colchas de trapos. São estes os bens mais preciosos de Alvite, que os seus habitantes querem manter a todo custo, pois são eles a razão da sua existência.

O museu, Inaugurado em Novembro de 2000, situa-se na parte superior do Largo da Tulha, numa das ruelas antigas onde o granito embeleza as casas e onde a laje edifica a rua desta vila situada no Planalto da Nave.
Fonte: CMMB

Sem comentários: