sábado, 28 de novembro de 2015

«Divulgação» - Câmara promove conferência sobre voluntariado no concelho


No Dia Internacional dos Voluntários, que se celebra a 5 de dezembro, em todo o mundo, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira associa-se à efeméride promovendo uma conferência sobre a importância do voluntariado no concelho. O evento, que se realizará durante a manhã no salão nobre do quartel dos Bombeiros Voluntários da vila, é aberto atoda gente e visa também sensibilizar a população em geral para a nobreza da causa, abrindo as portas à inscrição de novos voluntários para o Banco Local de Voluntariado, criado há sete anos, e que funciona nos serviços municipais de Acção Social (254 520 074 ou 925 200 200, e-mail: bancodevoluntariado@cm-moimenta.pt).

A conferência vai contar com a presença da coordenadora do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Maria Elisa Borges, que chega para o início dos trabalhos, às 9h45, e abre o primeiro dos cinco painéis do programa, às 10 horas, dissertando sobre “O desafio do voluntariado na sociedade contemporânea”. Outros quatro oradores (José Requeijo, Alexandre Monteiro, Rosa Silva e Sara Guia) darão consistência à temática. O quinto e último painel é preenchido com o testemunho de Cacilda Lopes, que presta voluntariado na Casa do Povo de Leomil. O programa encerra com debate moderado por Maria do Carmo Aires, docente do Agrupamento de Escolas. 

A sessão de abertura será feita por Hélder de Jesus Tavares, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, e presidida pelo chefe do Executivo Municipal, José Eduardo Ferreira. A de encerramento, por Susana Lemos, Vereadora da Acção Social.

O Dia Internacional dos Voluntários foi proclamado em 1985 pela Organização das Nações Unidas. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de actividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.


Sem comentários: