segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

«Divulgação» - Nova ‘bebéteca’ ensina bebés e pais

É um serviço novo concebido para bebés e pais. A ‘Bebéteca do Demo’ vai funcionar na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira, já a partir deste mês de Fevereiro, num espaço lúdico, no qual, acompanhados pelos pais, os bebés até aos 36 meses, residentes no concelho, podem desenvolver as suas primeiras brincadeiras e atividades, orientadas por pessoal técnico especializado. Muitas dessas atividades visam motivar os pequeninos para a linguagem oral e escrita de forma harmoniosa, através da leitura em voz alta, da exploração de imagens e do manuseamento dos livros. As sessões são mensais. A primeira acontece já no próximo dia 20, a partir das 10h30, e as inscrições, limitadas a 10 bebés, acompanhados pelos pais, avós, irmãos, etc., devem ser feitas para o e-mail biblioteca@cm-moimenta.pt, ou para o telefone 254 520 080 ou ainda enviando o cupão anexo preenchido.

Também uma vez por mês, o novo serviço assume-se como um espaço intergeracional, no qual os pais e acompanhantes adquirem informação e competências sobre diversas temáticas e problemáticas da infância da mais tenr a idade. A primeira sessão está marcada para dia 27, também deste mês de fevereiro, a partir das 10 horas. 

Programa…para bebés
(Fev./Junho 2016)

20 de Fevereiro
“Pequenos piratas”
- 10h00: Abertura do espaço Bebéteca do Demo
- 10h30: Pequenos piratas, não vivem um sem o outro. Vencidas lutas e arrufos, o capitão barba rija, homem de guitarradas … (responsabilidade Gira Sol Azul)

19 de Março
“E porque é dia do pai!”
- 10h30: Vamos criar um presente personalizado para ele (responsável Sandra Soares)
- 10h30: Sessão fotográfica especial bebé (responsabilidade Vieira’s Foto)

9 de Abril
“Concerto - Paisagens sonoras”
- 10h30: Os sons estimulam a capacidade cerebral e cognitiva dos bebés e contribuem para a sua aprendizagem (responsável Luís Antero)

21 de Maio
“Natação para bebés”
- 14h30: Adaptação ao mundo aquático (responsável Davide Centeio)

11 de Junho
“Massagem para bebés”
- Horário a definir - Estimular o trânsito intestinal e alivio de cólicas do bebé (responsável Isabel Salgueiro)



Programa…para pais
(Fev./Junho 2016)

27 de Fevereiro
- 10h00: Desenvolvimento cognitivo dos 0 aos 24 meses - conheça as principais etapas de desenvolvimento cognitivo nos primeiros anos de vida do seu bebé (Drª Isabel Gomes, psicóloga)

12 de Março
- 14h30: Importância da amamentação/ Alimentação no 1º ano de vida do seu bebé (Enfermeira Isabel Salgueiro)

23 de Abril
- 14h00: Acidentes domésticos mais frequentes: como prevenir (Técnico de Emergência Médica Nuno Loureiro e enfermeiro Vítor Alves)

14 de Maio
- 14h00: Suporte básico de vida/ Desobstrução da via aérea (Técnico de Emergência Médica Nuno Loureiro e enfermeiro Vítor Alves)

18 de Junho
- Horário a definir: A cadeirinha mais adequada à idade da criança/ Os perigos da exposição dos seus filhos na Internet. (Secção de Programas Especiais (SPE), Guarda Nacional Republicana)



Sem comentários: