terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

«Meteo» - Temperaturas baixas até ao fim-de-semana

Os dias frios vão manter-se na região de Moimenta da Beira, e há a possibilidade de queda de neve, nos pontos mais altos, na madrugada da próxima quinta-feira, 18 de fevereiro. A previsão é da Ibermeteo que, segundo os dados mais recentes que dispõe, mostram que o tempo frio, com temperaturas mínimas baixas, deverá continuar nos próximos dias (pelo menos até ao fim-de-semana). Assim, os valores de temperatura mínima, durante as madrugadas, deverão ser inferiores a 0°C, podendo pontualmente, e em algumas zonas mais abrigadas, rondar ou ser ligeiramente inferiores a -3°C. Como consequência, é esperada a formação de gelo/geada, em especial nos locais de vale/mais abrigados.
Até ao fim de semana espera-se um período maioritariamente sem precipitação, devendo esta ocorrer, de forma fraca e com acumulados reduzidos, entre o meio da tarde de quarta, dia 17 e início da madrugada de quinta, dia 18. Não será no entanto de excluir que esta possa chegar a ocorrer sob a forma de neve, na madrugada de quinta, nos pontos mais altos do concelho, a partir dos 900/1000m de altitude, ou seja, nos pontos mais altos da Serra de Leomil. Contudo, caso tal se verifique, os acumulados deverão ser nulos/muito residuais. Refira-se, no entanto que, a madrugada de quinta-feira é aquela onde há mais probabilidade de formação de gelo, fruto do arrefecimento noturno durante a madrugada para valores próximos de 0°C, após ocorrência de precipitação.
Recomenda-se, por isso, especial atenção para as consequências da eventual formação de gelo, em especial nas estradas, com consequente efeito na condução.
Fonte: CMMB

Sem comentários: