sexta-feira, 2 de março de 2018

«Meteo» - A beleza do “Sincelo” que provocou estragos

É um fenómeno atmosférico muito pouco frequente nas zonas de menor altitude, mas apareceu em força nas madrugadas de segunda para terça-feira e mais forte ainda na de terça para quarta-feira, invadindo quase todo o território do concelho, incluindo a vila-sede, Moimenta da Beira, que já não assistia a uma coisa assim, com tanta intensidade, há muitas dezenas de anos.
Mas à beleza do sincelo (como testemunham as fotos), fenómeno que resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contacto com a superfície, juntaram-se estragos por ele provocados, como a queda de ramos de árvores, e mesmo de árvores de médio porte que tombaram em várias estradas do concelho. O peso do sincelo, que se acumulou em fios e cabos de alta tensão, provocou a queda destes, cortando a corrente elétrica em alguns aglomerados habitacionais, e ainda as comunicações telefónicas e de Internet.
Para restaurar a normalidade, a Câmara Municipal teve de redobrar-se em esforços, limpando estradas, ruas e ruelas, e pressionando os serviços da EDP para o restabelecimento da luz e das comunicações às populações que tanto delas necessitam.

Mais fotos em:

1 comentário:

Unknown disse...

Faltou aqui uma palavra de apreco ao trabalho dos Bombeiros de Moimenta da Beira pelo servico de limpeza que efetuaram durante as ultimas noites e dias.
Abraco