terça-feira, 12 de novembro de 2019

«Notícia» - Águas Douro Sul

ÁGUAS DOURO SUL JÁ TEM ÓRGÃOS SOCIAIS

Está escolhida a direção da associação Águas Douro Sul, que vai gerir a água e o saneamento em dez concelhos da região, incluindo do norte do distrito de Viseu.

A associação intermunicipal vai ser dirigida por José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara de Moimenta da Beira. O conselho de administração tem ainda como vogais os autarcas Ângelo Moura, de Lamego, e João Paulo Fonseca, de Armamar.

A Assembleia Geral é presidida por Manuel Cordeiro, presidente da Câmara de S. João da Pesqueira. O autarca de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte, é vice-presidente e o de Tarouca, Valdemar Pereira, é secretário.

Ao Jornal do Centro, o socialista José Eduardo Ferreira garante que os órgãos sociais da Águas Douro Sul foram eleitos por unanimidade.

“Não houve nenhum voto contra, nem nulo. Não foi levada em consideração a relação que existe entre as forças partidárias e o resultado, depreende-se, que não podia ter sido, porque há um número maior de autarcas eleitos pelo PSD, mas nós desvalorizamos isso. O que importa é prosseguir com o objetivo de implantar uma associação que possa melhorar significativamente a forma como os serviços são prestados a toda a população”, diz.

Segundo o novo presidente, a Águas Douro Sul conta lançar várias obras nos próximos anos no valor de 30 milhões de euros. José Eduardo Ferreira fala de um processo com “muita complexidade técnica e política”.

“Não há uma data que possa dar como segura para que esses investimentos venham para o terreno. O que posso dizer é que, mais depressa o possível, eles virão. Compete-nos, junto do Governo, procurar os melhores caminhos para começar a absorver no território investimentos que são indispensáveis. Creio que, durante 2020, temos de ter a obra já no terreno”, conta.

A Águas Douro Sul vai ficar sediada em Lamego, mas vai ter postos em cada um dos dez concelhos integrantes. O objetivo, diz José Eduardo Ferreira, passa por fazer chegar “o serviço nas melhores condições a todos os cidadãos, para que todas as pessoas sintam que se trata de uma associação que lhes é próxima e que está ao seu serviço, e que não há nenhum tipo de deslocalização”.

A Águas Douro Sul junta os concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, assim como Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.



BE TEME PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA NO DOURO SUL

A privatização pode ser o futuro da associação Águas Douro Sul, no entender do Bloco de Esquerda (BE). A entidade recentemente constituída põe, segundo os bloquistas, em risco os consumidores e pode ser uma porta aberta à privatização do serviço.

Carolina Leite, do Núcleo do Douro Sul do BE, reitera que o partido desconfia das intenções de dez concelhos da região na criação da associação, que vai passar a gerir a água e o saneamento naquela zona.

“Olhamos com uma certa desconfiança e o receio de que, a longo prazo, se torne privada. Aliás, uma das primeiras medidas será o aumento das tarifas para a água, para que houvesse uma tarifa única”, refere.

Carolina Leite acrescenta que a futura tarifa única de água é outra das preocupações do BE, temendo uma eventual discriminação entre localidades. “São dez concelhos totalmente assimétricos onde as discrepâncias são imensas. Não se pode querer uma tarifa única para estes municípios, porque certamente vai haver concelhos prejudicados e outros beneficiados. Não é uma boa medida”, remata a bloquista.

A Águas Douro Sul junta os concelhos de Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, assim como Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda.

Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: