sábado, 25 de janeiro de 2020

«Notícia» - Vida e Obra de Aquilino Ribeiro na escola de Soutosa

A antiga escola de Soutosa, em Moimenta da Beira, poderá vir a receber um centro de interpretação sobre a vida e obra de Aquilino Ribeiro. A candidatura aos fundos comunitários já foi feita pela União das Freguesias de Peva e Segões e aguarda agora aprovação.

Trata-se de mais um espaço dedicado ao escritor, na terra onde nasceu – Soutosa – onde já existe uma fundação com o seu nome. Uma Casa-Museu constituída por um acervo de livros e obras de artes que pertencia ao mestre. “Soutosa foi o centro da vida de Aquilino Ribeiro e agora é o centro da memória do escritor”, realça José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara de Moimenta da Beira.

Na aldeia do escritor, é hábito dizer-se que “tudo está relacionado com o mestre”. “Muitas das referências nas obras estão aqui, especialmente as de origem sentimental. Por exemplo, o penedono onde ele esteve escondido das autoridades é também em Soutosa”, frisa o autarca. “Aquilino dizia que ali é a sua terra, o seu lugar”, conclui José Eduardo Ferreira.
Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: