sábado, 25 de janeiro de 2025

«Divulgação» - “Radar Social” para prevenir e combater a pobreza e exclusão social em Moimenta da Beira

É um projeto da Câmara Municipal liderado pela Vereadora Mónica Gertrudes, e foi apresentado na ultima quarta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho na reunião do Conselho Local de Ação Social de Moimenta da Beira (CLAS).

O projeto “Radar Social” tem como objetivo a identificação de pessoas em situações de vulnerabilidade social e /ou risco de pobreza e exclusão social no concelho, através de um trabalho de parceria e colaboração com a rede social do Município.

Foi aprovado no âmbito do PRR, e contempla duas fases de intervenção: 1) atualização e planeamento dos instrumentos da rede social, tais como o diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e plano de ação; 2) implementação e operacionalização da georreferenciação social dos territórios e execução do plano de ação.

A trabalhar no projeto desde setembro de 2024, a equipa do Radar Social é constituída por três técnicas superiores (Dora Ferreira, Filipa Silva e Melissa Pereira), já está a laborar na segunda fase de intervenção do plano. E, para simplificar a sinalização das necessidades específicas existentes no concelho, cada técnica ficará responsável por um conjunto de freguesias.

Quem pode sinalizar? 

O próprio

Juntas de Freguesia

IPSS’s

Vizinhos

Familiares

Elementos da comunidade

A sinalização pode ser feita presencialmente no gabinete do Radar Social nas Instalações da Central de Camionagem ou através dos seguintes meios:

Fonte: CMMB

Sem comentários: