domingo, 5 de outubro de 2025

«Autárquicas 2025» - Exclusão de partido independente dá “vitória“ antecipada à CDU na freguesia de Moimenta da Beira

A Junta de Freguesia de Momenta da Beira já “fixou” os resultados das próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro.  

A “vitória” antecipada recaiu sobra a Coligação Democrática Unitária – CDU- PCP/PEV, encabeçada por Maria Emília da Costa, de 61, e natural de Oliveira de Frades. A Diretora Técnica, licenciada em Sociologia, e anteriormente eleita na Assembleia Municipal de Moimenta da Beira de 2013 a 2017, junta-se a dois outros membros na liderança da Junta.

Este resultado insólito deveu-se à exclusão da corrida autárquica do outro único partido “Dinamizar Moimenta – DM”, devido à entrega de lista com um número mínimo de proponentes estipulado por lei. A candidatura do PCP e Os Verdes também passou pelo escrutínio do Tribunal Constitucional, devido ao facto da lista inicial não respeitar a Lei da Paridade, mas acabou por ser aceite, depois de nova submissão.

A freguesia é liderada por João Silva, que, há 4 anos, venceu com 49,47% (891 votos), elegendo 5 mandatos pelo partido Dinamizar Moimenta – DM. Em segundo ficou o Partido Socialista, com 42,31% (762 votos), conseguindo três mandatos. O PCP-PEV obteve 2,72% correspondente a 42 votos.

Fonte: ViseuNow

Sem comentários: