domingo, 30 de novembro de 2008

«Crónica-Música» - THE UN-X-PECTED – PUNK, PURO, DURO E CRU

Quando resolvi perguntar aos responsáveis do blog se seria possível escrever alguns post’s relativos à arte da música, e quando estes me responderam afirmativamente, não pensei duas vezes e decidi imediatamente que este primeiro post seria dedicado à grande banda da nossa terra: os THE UN-X-PECTED.

Não é que esta banda seja pior ou melhor do que as outras que existem em Moimenta da Beira, (nem tão pouco isso interessa), a questão é que os THE UN-X-PECTED tiveram um papel determinante na maneira como abordo a música actualmente.

Lógico que este post é uma opinião pessoal, partilhada com todos os utilizadores do blog, (no qual eu espero que exista muito debate), mas não posso deixar de vos contar, em que aspectos esta banda do interior esquecido me levaria a ver a musica com outros olhos.

Quando visitei pela primeira vez o myspace relativo aos THE UN-X-PECTED, confesso que não prestei grande atenção. Muito sinceramente ouvi uma ou duas músicas, e nem me lembro se até ao fim.
Passado algum tempo, um, dois, três meses, (não sei precisar), decidi ouvir de uma forma mais atenta todo o trabalho, e fiz a minha avaliação pessoal, (algo que faço com toda a música que ouço).

A primeira impressão que tive foi relativamente ao som duro, nervoso e sincero que as guitarras deitavam cá para fora.

Ouvi novamente todos os temas, e decidi focar-me somente na parte melódica, deixando tudo que diz respeito à voz e às letras para mais tarde.
Todo o ambiente para o qual a música me remetia dizia respeito aos primórdios do punk. Aquele som sujo mas ao mesmo tempo puro, fizeram lembrar-me uma mistura dos Sex Pistols com os Peste & Sida.

Decidi então ouvir novamente todos os temas, e concentrar-me somente na voz e nas letras.
Foi precisamente neste momento que fiquei viciado nesta banda.

Que posso dizer?
Uma mensagem social brilhante, escrita de uma forma eximia, só à altura de grandes compositores. Mais que isso um enquadramento perfeito entre a melodia e a letra.

Relativamente à lição que aprendi com os THE UN-X-PECTED, ei-la em forma de perguntas: que seria da música se não existisse uma mensagem a transmitir? Para que serve o virtuosismo se não existir a capacidade de criar?

Afinal atingir a simplicidade é que é complicado, e neste ponto, (na minha perspectiva), os THE UN-X-PECTED passam com uma nota brilhante.

Autor: Gonçalo Coelho
P.S. – Avizinha-se um fim-de-semana em grande, com a actuação de dois grupos da nossa terra: Dia 6 (Fashion Bar) – BULLDOZER; Dia 7 (Antigo Pavilhão) – SUPERNOVA

13 comentários:

João PM Dias disse...

Bem-vindo Gonçalo!

Parabéns pelo grande post.

Realmente, estes «the un-x-pected» têm "Mensagem"!!

abraço,
joaomd

formatted error free disse...

estes «the un-x-pected» até se ouvem bem.mas cantem em portugues. soa melhor

abraço

Anónimo disse...

goncalo ole ole!!!! :)

Anónimo disse...

oh beirão:

Vai lavar as orelhas.
Já ouvi esta banda e 90% dos originais são em português.

Deves estar habituado a ouvir Tony Carreira e Excesso, foi por isso que isto não te soou bem.

METAL RULZ \m/

Anónimo disse...

GaNdA SoM ... parece santos e pescadores mas em punk...

\m/ yô

Via Nocturna 2000 disse...

Então, quando é que estes senhores aparecem no Via Nocturna com material nas mãos para lhes darmos o devido destaque? Temos dado tanto tempo de antena a tanta banda e os da terra às vezes ficam para trás. Agora devem contactar-nos que é, afinal, o que todas as outras bandas de norte a sul do país (e não só!) têm feito.

Anónimo disse...

O Gonçalo "retrata" muito bem os «the un-x-pected».
Na minha humilde opinião, o trabalho apresentado pela banda tem uma qualidade significativa no seu género músical.A música parece-me boa e adequada às letras "socialmente fortes" e surpreendentes mas que representam uma originilidade que me parece sincera.
Por isso,os meus parabéns e continuem com essa FORÇA!

Anónimo disse...

Peço desculpa pela pressa(e sono!) e por não ter assinado o comentário anterior!
Já agora,aproveio para corrigir o erro na palavra"originalidade".

Abraço

JC

Anónimo disse...

ola pedro...
realmente foi um lapso nao nos termos lembrado disso...em breve irei visitarte com uma copia desta banda e ja agora de outro projecto em que estou envolvido que talvez te agrade mais pois refere-se ao heavy...www.myspace.com/midnightpriest
Abraço!

Anónimo disse...

Esses gajos ñ valem nada, parecem umas amélias a tocar.....já pra não dizer que são uma cambada de bebados.....
Pra tirar este som era melhor tocar fado......eh eh

Mais porrada e menos barulho

"Lucifer this between us"


Bota brita pessoal

Gonçalo Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Coelho disse...

Boas noites claro!!!
Claro que durante esta semana vou fazer um post relacionado com este fim de semana bombástico de música ao vivo!
No entanto já estão disponiveis algumas imagens relativas ao concerto dos amigos do paulinho no britânia bar (dia 05-12-08).
Fica então o endereço: http://cronicamusica.blogspot.com/

Via Nocturna 2000 disse...

Para os The Un-X-Pected e Midnight Priest: apareçam, serão bem vindos. E depois podemos combinar algo para 2009.