sábado, 8 de novembro de 2008

O Desporto; promover e praticar.

Vou começar esta nova aventura online a falar da actividade que pratico, podia ser outra qualquer, mas como primeira crónica neste blogue, prefiro falar sobre o que tenho mais conhecimento, onde estou mais à vontade, vou falar do BTT, dedicando estas primeiras intervenções à sua prática e promoção, agora de uma forma mais dispersa, mas na próxima crónica de uma forma mais local.

Quando existe uma actividade, é fundamental que haja quem a pratique, de outra forma não faria sentido a sua existência, mas quando queremos que essa actividade seja desenvolvida, aperfeiçoada e que possa angariar ainda mais praticantes, é fundamental que haja quem a promova.
O BTT é uma actividade que se encontra em enorme crescimento no nosso país, daqui podemos questionar qual a razão deste aparecimento de praticantes de BTT em massa, mas a resposta é dada de uma forma muito breve e curta, a promoção da actividade.
Todos nós já utilizamos uma bicicleta, principalmente os da geração em que os pc's e as playstations não faziam parte do dia-a-dia da adolescência, mas chegava-se aos 15 / 16 anos e a bicicleta encostava-se num canto da garagem e então era já "coisa" para miúdos. O que é que entretanto nos últimos anos mudou? A bicicleta é agora usada por pessoas de mais idade, uns porque o médico lhes disse que a vida sedentária, a falta de cuidado na alimentação, a sua genética ou o próprio emprego o obrigam a praticar uma actividade desportiva com o objectivo de melhorar o seu bem estar e a saúde em geral; depois existem outros que praticam porque, sempre gostaram de andar de bicicleta e aqui está uma moda que vem mesmo a calhar para voltarem a pegar na bicicleta, sem os "acusarem" de miúdos; e depois há aqueles que, à boa maneira portuguesa, se o vizinho pratica ele também tem de praticar. Serão estas umas das principais razões deste sucesso do BTT a nível nacional, mas a grande verdade, a meu ver, é que o factor mais importante de todos, é a promoção, mas qual promoção afinal? Aquela que é feita pelas imensas lojas ligadas a este desporto em exclusivo, que hoje em dia existem, diga-se, bastantes, e "obrigam" através da imagem, do marketing, da sua própria participação na prática da modalidade, a que haja uma movimentação acentuada no negócio, porque necessitam dele para viver; a que é feita pelas revistas, que já são algumas na língua de Camões e estão nas bancas todos os meses; a que é feita pelas reportagens, que aos poucos vão aparecendo com mais frequência nos espaços de desportos alternativos nos canais de televisão; e a que é feita por todos aqueles que praticam e promovem noutros locais e meios, para mim a principal razão de todo o sucesso. Aqui neste ponto começam as interrogações, sobre o praticar e o promover.
Praticar é simples, pega-se na bicicleta e vai-se dar uma volta, não interessa se sozinho, se acompanhado por 1 ou por 100, se pelo jardim de casa ou pelo monte ali ao lado.
Promover é já mais complicado, tem de se mostrar a quem não pratica que a modalidade existe e que será uma actividade interessante para o fazer mudar daquela ideia que estar no sofá, no café, no banco do jardim ou até a dormir mais uma soneca é melhor que andar ali a cansar-se, a apanhar frio, calor, chuva e sujidade.
Está visto que a diferença entre o praticar e o promover é enorme, é quase como, dando apenas um exemplo banal, aquele que vai a uma festa e aquele que a organiza.
Mas deixo uma questão no ar, haverá mais algum interesse na promoção desta modalidade?

R. César F. Bernardo
E-mail
Site Internet

6 comentários:

João PM Dias disse...

Grande Crónica!

Quanto à questão final, penso que, na nossa região não há grandes "interesses" (económicos) na promoção do btt, pois não esxistem grandes lojas que pressionem, que tentem motivar, promover, etc. Acho que, pura e simplesmente, a nossa orografia leva-nos a assumir este desporto como principal, pois não é preciso grande coisa...uma bicicleta e força de vontade!

abraço,
joaomd

PS: Posso estar enganado!(risos)

César Bernardo disse...

Eu darei a minha opinião... na próxima crónica, embora já tenhas referido aí um ponto sempre importante!

CB

Anónimo disse...

Parabéns César!! Mas que grande aquisição que este blog fez!! :)

Acerca do BTT, acho que tem que se mostrar às pessoas que este desporto não é violento.. não achas que existe esse preconceito?

corrosivo

Anónimo disse...

Existem concelhos vizinhos,que já têm passeios para bicicletas.

Anónimo disse...

pra kÊ? Pra paxar 1 ou 3 biclas por dia, mais vale utilizarem esse expaço pra passeios onde caibam mais pexoas.

César Bernardo disse...

Para o corrosivo, que não sei quem é, devo dizer que não concordo que o BTT seja visto como um desporto violento, longe disso; para o 1º anónimo, é verdade que existem concelhos com ciclovias, fazem falta, são importantes, mas quando têm 900 metros de extensão...; para o 2º anónimo, acho que tanto passeios pedonais como ciclovias deviam "andar" de mãos dadas e por todo o lado.