quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

«Opinião» - Animação sociocultural e cultura, problemática idosos.

Começo por citar um dos mais pedagogos da animação sociocultural Trilla,
"Um dos conceitos fundamentais em redor do qual girou o estudo teórico da animação sociocultural foi o de cultura. Será, pois, necessário determo-nos nele antes de nos referirmos, directamente, ao conceito de animação sociocultural (…) A ideia de cultura na animação sociocultural parte do seu conceito próprio da antropologia cultural. Ou seja, um conceito muito mais amplo do que o anterior, que o inclui mas que não se esgota nele" (Trilla, 2003).

A ideia de «cultura», sob esta concepção antropológica, refere-se, pois, a tudo aquilo que se transmite e adquire através da aprendizagem: conhecimentos, valores, tradições, costumes, procedimentos e técnicas, normas e formas de relacionamento. É a informação que se transfere socialmente e não geneticamente; o que se herda e se gera na vida social e não o que se transmite e desenvolve no plano da pura biologia. Deste modo, apareceria outra das formas usuais de caracterizar o «cultural» (cultura por oposição a natura), na qual não insistiremos para não nos desviarmos do nosso objectivo. Este objectivo que exista um elo de ligação entre o município e a cultura. Agora faço três questões, Onde estão as historias de Vida? Onde estão as Tradições? Os costumes? E os Valores? Estas questões ficam no ar…

Como animador sociocultural, pressinto que o nosso município necessita de avançar neste binómio (cultura por oposição a natura), não podes misturar "alhos com bugalhos". É necessário que animação sociocultural seja implementada no nosso município de uma forma precisa, porque não nos podemos esquecer que no nosso país o nível de envelhecimento é de 55,1%, e o nosso governo não se interessa por os idosos, muitos dos deputados dizem que já não servem para nada, é pura mentira, as histórias de vida, os valores os costumes e as tradições estão nesse poço de sabedoria que são os idosos, pensar que eles não são nenhuns "trapos", mas sim pessoas que precisam de amor carinho e acima de tudo perceberem as necessidades que têm. Por isso reafirmo a minha ideia a animação sociocultural e necessária no município, e quando falo de município não estou a falar directamente da câmara mas sim de toda a sua envolvente.
Termino com o seguinte, o melhor que nos temos na vida e que nos identifica seja onde for e a nossa identidade por isso não a vamos perder, e vamos tentar trabalhar em prol da mesma.

Autor: João Silva

3 comentários:

José Carlos Gomes disse...

De Velho se torna a menino" traduz uma realidade que vai afectar toda a gente. Incompreensível se torna o comportamento velhaco das gerações mais novas que não sabem cuidar de quem lhes deu vida.
A animação sócio-cultural ao nível das pessoas que se encontram nesta situação é saudável. Mas os números, os critérios economicistas conduzem à selvajaria instalada na nossa sociedade moimentense. O que mais me espanta nesta problemática é o comportamento dos familiares e no nosso caso, em Moimenta da Beira, termos um lar de idosos que diz ostentar fins altruístas mas que pratica preços de pura especulação. Até a creche para os miúdos, só lá entra quem pode e não só! Tomei conhecimento das contas de 2007.É arrepiante a forma de pensar de alguma gente em Moimenta como também quem aceita impávido e sereno ao desenrolar destes acontecimentos.
Para finalizar: a tertúlia realizada ontem onde participava D.Policarpo evidencia isto mesmo (um católico não deve casar com um muçulmano). Parece que o sol quando nasce não é para todos. Assim se vive nos dias de hoje

João PM Dias disse...

"Parece que o sol quando nasce não é para todos."

De facto, é verdade! Ainda mais no nosso meio.

João PM Dias disse...

abraço,
joaomd