sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

«Região» - Comunidade vai gerir 105 milhões de euros

A Comunidade Intermunicipal do Douro contratualizou com o Estado 105 milhões de euros de apoios comunitários, o que representa investimentos reais de 150 milhões, até 2013. Estão abrangidos 19 municípios.

Os números foram apresentados, ontem, em Vila Real, pelo autarca local, Manuel Martins, anfitrião de uma reunião onde foi assinada a escritura de constituição da CID. Esta entidade substitui a Comunidade Urbana do Douro (englobava 14 concelhos) lançada no Governo liderado por Durão Barroso, mas que viria a cair por terra, bem como as outras do país, depois de o PS ganhar as eleições legislativas de 2005, tal como tinha prometido.

Manuel Martins acredita que a CID tem "estabilidade" para cumprir os objectivos que justificam a sua criação, já que "não pende um cutelo sobre o seu pescoço" tal como aconteceu com a Comunidade Urbana. "O PS e o PSD, nomeadamente, aceitaram este figurino, pelo que não há divergências", frisou o edil porta-voz do encontro de ontem. E este acordo é meio caminho andado "para que não se vislumbrem nuvens negras no horizonte".

O próximo passo é encontrar entre os autarcas a Comissão Instaladora, sendo que deverá ser constituída pelos presidentes de Câmara de Vila Real, Lamego e Moncorvo. O que se justifica pelo facto do primeiro concelho ficar com a sede da CID, tendo delegações nos outros dois municípios. Só depois é que os 19 vão eleger os órgãos sociais. Para além daqueles três municípios, integram a Comunidade Intermunicipal do Douro os concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca e Vila Nova de Foz Côa.

Os 19 municípios vão repartir entre si 105 milhões de euros canalizados através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Vão ser financiados diversos projectos com destaque para os centros escolares, nos quais vão ser despendidos cerca de 48 milhões. O restante vai para projectos de resíduos sólidos urbanos, novas áreas de localização empresarial, criação e divulgação de serviços e conteúdos na Internet, redes de transportes públicos urbanos e no meio rural, entre outros. Na sede da CID, em Vila Real, vai trabalhar uma equipa técnico-administrativa que vai apreciar e aprovar os projectos, bem como gerir o dinheiro disponível.

O objectivo principal da CID é o desenvolvimento da região que serve e o planeamento dos interesses intermunicipais. Neste contexto pretende negociar com o Governo o próximo Programa de Investimento e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para os 19 municípios. (Fonte: JN)

5 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Um desafio:os 19 municípios vão receber 105 milhões de euros pelos 19 concelhos, o que perfaz uma média de 5,52 milhões por cada um. Sr Presidente, aproveite e pague a divida da edilidade.
Sei que fere o principio da legalidade mas é uma ideia.Embora a divida é muito maior!
A direcção da Região do Turismo do Douro Sul é remunerada? Acumulação de cargos? Funções a dobrar? Dois chorudos ordenados?
É legitimo mas quando acabam os tachos em Moimenta?

Hugo Santos disse...

Vamos lá ver se esta "comunidade" vai resultar e se vamos beneficiar com isto. Espero bem que sim. Uma coisa é certa, acho que não temos nada a perder em pertencer a esta "região", pelo que tenho lido a perder não temos nada, só podemos é vir a ganhar. (espero eu)

Ainda ontem, à frente da casa da música do Porto estavam os Smarts desta "comunidade" e um deles tinha as fotos de Moimenta...

A ver vamos o futuro...esperemos que nos ajude no turismo e não só.

Alex disse...

Pois sr José carlos Gomes...quando acabam?eu estou para ver se este projecto, á semelhança de outros projectos com comparticipaçao comunitaria do passado, serve para trazer mecanismos CLAROS de desenvolvimento economico da regiao, ou se sao mais um aparelho burocratica para criar jobs para os boys...para já já teve um resultado visivel:assegurar o futuro do Sr Zé Agostinho.

Unknown disse...

Ist aki tá tao kente k aposto k est ano já nao volta a nevar em moimenta.

João PM Dias disse...

Essa quantia não chega para comprar o Káká ao A.C.Milan.
(risos)

Não vale a pena "bater mais na mesma tecla".

abraço,
joaomd