segunda-feira, 3 de agosto de 2009

«Crónica-Arqueologia» - Perpetuados nas pedras…

No seguimento da análise arqueológica dos Calhaus do Diabo (exposta na edição anterior), convém bisbilhotar o estudo de duas estelas discóides identificadas na freguesia de Rua e noticiar a recente descoberta (31 de Maio) de um elemento, decorado com uma cruz, inserido na face exterior de uma das paredes da Igreja Matriz de Moimenta da Beira.
Comecemos pelas estelas:


Este monumento é proveniente do Monte do Coutado e tem uma cruz esculpida em ambas as faces. Mede cerca de 1,06m de altura, 0,57m de diâmetro (disco) e 0,22m de espessura.


Segue-se um disco (sem o espigão), com aproximadamente 0,50m de diâmetro e 0,22m de espessura, encontrado num edifício em Vide. As faces foram decoradas com uma cruz e uma roseta de seis pétalas.
Ambas (em posse de particulares) podem ser inseridas cronologicamente a partir do século XIII.
Como se pode verificar, estas peças, tipicamente em forma de disco e decoradas com diversos símbolos, alguns deles enigmáticos (rosáceas, coroas, festões, estrelas, cruzes, siglas e, raramente, epígrafes), assemelham-se ao monumento dos Calhaus do Diabo e estariam colocadas nas campas (junto dos despojos mortais do defunto), como hoje a cruz nos nossos cemitérios.


Quanto à presença da pedra decorada na construção da igreja, poderá significar que foi encontrada in loco (como cabeceira ou tampa de um túmulo) e utilizada para sacralizar o espaço. Atinge 1,78m de comprimento e 0,50m de largura.
Desta exposição, cumpre salientar que estes motivos decorativos ligam-se, portanto, a antigos rituais e tradições, onde estão sempre presentes o desejo de perpetuidade do defunto, a crença no Além, a expressão de sofrimento e também alguma ostentação.

Autor: José Carlos Santos

2 comentários:

João PM Dias disse...

Boa Noite,

Gostava de perceber como é que foi descoberta a tal pedra que estava numa das paredes da Igreja Matriz da vila. Foi feita alguma prospecção arqueológica especifica para a encontrar ou foi descoberta durante alguma obra à igreja?


abraço,
joaomd

José Carlos Santos disse...

Boa tarde! Esta pedra encontra-se à vista a partir do momento em que desmantelaram o antigo revestimento das paredes. Pois, esta Igreja teve um revestimento pintado (branco) em que não eram visíveis as pedras. Aliás, graças a esta alteração é possível observar ainda um antigo portal da Igreja e outros elementos. Abraço. José Carlos