segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pedro Abrunhosa embaixador da maçã

É o primeiro embaixador e confrade de honra da Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa. Pedro Abrunhosa foi entronizado este sábado, 29 de Maio, em Moimenta da Beira, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o cantor e compositor jurou defender e promover a maçã portuguesa.

“Tentarei ser o melhor embaixador da maçã”, disse olhos nos olhos, ao Grão-Mestre da Confraria, Francisco Oliva Teles, durante a leitura de juramento e depois de ter recebido as insígnias de confrade honra.

No almoço tertúlia, que aconteceu depois, Abrunhosa revisitou o baú das memórias, do tempo em que, menino, todos os anos passava férias com os pais em Moimenta da Beira, companhia dos irmãos e das tias.

“Tínhamos aqui liberdade total para brincarmos na rua. Saímos de manhã e só voltávamos ao fim da tarde. O almoço era a maçã, a pêra, as uvas e as avelãs que apanhávamos pelos pomares por onde passávamos”, recordou.

“Não nasci em Moimenta da Beira mas sinto-me daqui, sinto-me moimentense”, assumiu Pedro Abrunhosa, que foi desafiado por alguns confrades a escrever e a cantar o hino em honra da maçã portuguesa. (Fonte - Texto e Imagem: www.cm-moimenta.pt )

2 comentários:

Unknown disse...

Olha aqui o nosso Querido Abrunhosa.

Gosto muito dele,e tenho pena que não pudesse estar aí para o ver.

Sei que este,embora seja do Porto,não nega as raízes dele.

É um grande Moimentense.
Parabéns à Cãmara por este momento bonito.
Cumprimentos

Susana Falhas disse...

Olá Moimenta da Beira!

Este mês de Verão, sabe sempre bem algo saudável e nenhum de nós dispensa trincar uma boa fatia de melão ou uma ameixa coradinha. Daí, o blog da Aldeia da Minha vida ( www.aldeiadaminhavida.blogspot.com) decidiu lançar-vos este desafio de descreverem “a Fruta da vossa Região”. E por que não promover a vossa maçã?

De 10 a 30 de Julho, vale tudo! Participar com um texto de 25 linhas e 1 foto já não é obrigatório, podem ser criativos e originais à vontade com imagens, vídeos, cartazes, poemas, apresentações de festivais, receitas… (Cuidado! Nada de demasiado extenso!) Dêem asas à vossa imaginação, mostrando assim o que a vossa terra tem de melhor!

Podem enviar a vossa participação para o mail: aminhaldeia@sapo.pt (de preferência até dia 8).

Para saber mais, consulte o nosso post: http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/blogagem-de-julho.html


Aguardo por noticias vossas.

Susana Falhas