sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

«Solidariedade Social» - Dia cheio de inaugurações

Três lares de idosos com centros de dia e apoio domiciliário em Moimenta da Beira, Leomil e Sever foram inaugurados, num só dia, pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, esta sexta-feira, 28 de Janeiro. A jornada incluiu ainda uma visita ao Lar de Idosos do Centro Comunitário de Alvite. No conjunto, os quatro equipamentos custaram cerca de 3,4 milhões de euros, criaram 74 novos postos de trabalho e acolhem 224 utentes. Na forja estão mais três estruturas sociais em desenvolvimento: Peva, Castelo e Moimenta da Beira.

“Há uma década o concelho só dispunha de uma unidade, dentro de pouco tempo vamos ter quase 10”, sublinhou o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, que classificou o dia das inaugurações como “histórico, ímpar e memorável”.

Já a ministra qualificou a ‘caminhada’ de “longa mas de enorme mais-valia, onde se sentiu o trabalho solidário e o empenho de todos na sua edificação”.

A jornada começou de manhã, com a recepção da governante nos Paços do Concelho. Depois,
seguiu-se para a primeira inauguração na Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira, um equipamento multi-resposta que criou 87 novos lugares.

Ainda de manhã, a ministra inaugurou o Lar de Idosos da Casa do Povo de Leomil, com capacidade para 40 utentes.

À tarde, depois do almoço, a comitiva seguiu em direcção a Alvite para visitar apenas o Lar de Idosos do Centro Comunitário local, que acolhe cerca de 40 idosos.

O dia terminou com a inauguração do Lar de Idosos do Centro de Bem-Estar e Repouso da Paróquia de Sever, com capacidade para 72 novos lugares.

Fonte: CM Moimenta da Beira

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Helena André: Parcerias entre o Estado e instituições privadas “são virtuosas”


A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, considerou hoje que as parcerias entre o Estado e as instituições privadas de solidariedade “são virtuosas” no seu papel social e, sobretudo, no combate ao desemprego.

“É muito importante que se possa aliar a construção de equipamentos sociais, com objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias e utentes, à criação de novos postos de trabalho, sobretudo em meios mais pequenos do país”, disse.

No final da inauguração e bênção do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Leomil, no concelho de Moimenta da Beira, Helena André disse aos jornalistas que, durante o período de construção dos mais de 800 equipamentos sociais em curso no país, serão temporariamente empregadas mais de 16 mil pessoas.

“Para além do papel social, em que é dada resposta a famílias e utentes, apoia a luta contra o desemprego, que é um flagelo da nossa sociedade”, sublinhou.

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social apontou que depois dos mais de 800 equipamentos sociais previstos para o país estarem em funcionamento serão criados mais de 14 mil postos de trabalho permanentes.

“Temos de ter a consciência que lutar contra o desemprego não se faz por decreto. Tem de ser feito com ações muito concretas”, sustentou.

Para a ministra, um dos grandes dramas do país é o aumento do desemprego de longa duração, pelo que defende como primordial “fazer-se tudo o que estiver ao alcance” para evitar que as pessoas estejam muito tempo fora do mercado de trabalho.

Ao longo da manhã de hoje, a ministra do Trabalho e da Solidariedade Social visitou o equipamento multi-resposta da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira, com capacidade para 87 utentes, e procedeu à inauguração do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Leomil, com capacidade para 40 utentes.

Para esta tarde tem prevista uma visita ao Lar de Idosos do Centro Comunitário de Alvite e a inauguração do Lar de Idosos do Centro de Bem Estar e Repouso da Paróquia de Sever.

Com um investimento total de 3,4 milhões de euros, estes quatro equipamentos sociais do concelho de Moimenta da Beira contaram com um investimento público de 1,7 milhões de euros e têm cooperação anual da Segurança Social superior a um milhão de euros.

Fonte: Destak.pt

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está obra feita e inaugurações à altura...

Anónimo disse...

Até parece que a Senhora Ministra está a pedir à Santa,para a ajudar a resolver os problemas do País.


tem muita graça sim senhor

Jaime Gouveia disse...

Concordo com a política adoptada para as inaugurações. De uma assentada inaugurou tudo. Show off ou Show in seria inaugurar um Lar de cada vez com os custos que isso traria. Muito bem!