segunda-feira, 4 de abril de 2011

«Cultura» - Auditório recebe sexta-feira fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

A fase distrital do Concurso Nacional de Leitura vai decorrer já esta sexta-feira, 8 de Abril, em Moimenta da Beira. O evento juntará, durante todo o dia, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, 147 alunos do 3º Ciclo e do Secundário de 29 escolas do distrito de Viseu. A iniciativa é do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares e a RTP. A organização e a logística locais são da responsabilidade da Câmara de Moimenta da Beira.

O concurso visa estimular a prática da leitura e pretende ainda avaliar a leitura de obras literárias entre os alunos daqueles dois graus de ensino. “Um escritor confessa-se”, de Aquilino Ribeiro, e “A sombra do que fomos”, de Luís Sepúlveda, escritor chileno, são as duas obras que serão lidas e analisadas pelos alunos do Secundário. “As viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift, e “A inaudita guerra da Avenida Gago Coutinho”, de Mário de Carvalho, os livros dos alunos do 3º Ciclo.

Haverá uma prova escrita (de manhã) e uma oral (de tarde). No fim, o júri delibera e apresenta os vencedores, que representarão o distrito de Viseu na fase nacional, em Lisboa.

Nos intervalos e nos tempos ‘mortos’ o contador de histórias Jorge Serafim anima a plateia com momentos de humor ao estilo “stand-up comedy”, um espectáculo que repete à noite, mas em versão alargada, também no auditório municipal.

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: