quinta-feira, 2 de junho de 2011

«Cultura» - Cinema para os mais velhos

Cerca de 50 idosos assistiram esta segunda-feira, 30 de Maio, à projecção do filme “A aldeia da Roupa Branca” no auditório municipal Padre Bento da Guia. É uma iniciativa da autarquia que vem sendo habitual desde Dezembro e procura “dinamizar as instituições da terceira idade”, de acordo com o coordenador Ricardo Castro.

Os filmes são clássicos do cinema português, a preto e branco, a fazer lembrar muitos dos costumes e tradições de outrora. Esta é por isso uma forma dos idosos reviverem o seu tempo e a principal razão porque gostam de marcar presença nesta actividade.

“Gosto muito, fazem-nos recordar como era antes”, diz Maria Alice, utente da Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira que, apesar de ter a colecção em casa, não se cansa de rever as películas. Já Adelaide Martins, do Lar de Leomil, não perde uma ida ao cinema e procura agora recuperar o tempo perdido na juventude. “Quando era nova andava a trabalhar e não tinha esta oportunidade”, afirma. Para Ernesto e Laurinda Aguiar, residentes no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, esta é também uma “forma diferente de passar a tarde”.

A iniciativa volta a repetir-se em Junho. O filme a projectar será “O Leão da Estrela”. 

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: