domingo, 17 de junho de 2012

«Notícia» - 19 concelhos em "risco muito elevado" de incêndio

O concelho de Monchique, no distrito de Faro,  apresenta hoje o risco "máximo" de incêndio, enquanto 19 concelhos de Portugal  continental estão em risco "muito elevado", segundo o Instituto de Meteorologia  (IM). 

Os concelhos de Aljezur, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de  Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, estão em risco "muito  elevado" de incêndio, o segundo mais alto numa escala de cinco níveis, que  varia entre "reduzido" e "máximo". 

No distrito de Beja, estão em risco "muito elevado" os concelhos de  Odemira e Barrancos, enquanto no distrito de Évora apenas está nesta situação  o concelho de Portel. 
Estão ainda em risco "muito elevado" de incêndio os concelhos de Mação  e Sardoal, no distrito de Santarém, o concelho de Figueira de Castelo Rodrigo,  na Guarda, e os concelhos de Sernancelhe e Moimenta da Beira, em Viseu.

Na mesma situação encontram-se os concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo  de Espada à Cinta e Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, adianta o  IM. O cálculo de risco de incêndio é feito com base nos valores da temperatura  do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação  ocorrida nas últimas 24 horas. 

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje, nas regiões Norte e Centro,  céu em geral pouco nublado, aumentando gradualmente de nebulosidade nas  regiões do litoral a partir do início da manhã, estendendo-se às regiões  do interior a partir da tarde.  Prevê-se ainda períodos de chuva fraca a partir do meio da manhã a norte  do Cabo Mondego, temporariamente moderada no Minho e Douro Litoral, estendendo-se  progressivamente às regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

O vento soprará fraco - inferior a 15 quilómetros/hora (km/h) -, tornando-se  moderado (20 a 35 km/h) de sudoeste a partir do meio da manhã, rodando para  noroeste e diminuindo de intensidade no final do dia.  Para o Sul, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente  muito nublado e com neblina ou nevoeiro até meio da manhã nas regiões do  litoral oeste. 

Haverá um aumento gradual de nebulosidade a partir da tarde no Alentejo. O vento estará em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando  moderado (20 a 35 km/h) no litoral, temporariamente de sudoeste no sotavento  algarvio durante a tarde. 

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 26 graus centígrados  (C) em Lisboa, 22C no Porto e 31C em Faro.

Fonte: Sic Noticias

Sem comentários: