terça-feira, 15 de janeiro de 2013

«Divulgação» - Festas de Mártir S. Sebastião

É um dos mais antigos e tradicionais festejos populares da vila de Moimenta da Beira. As Festas de Mártir S. Sebastião realizam-se este fim-de-semana de 19 e 20 de Janeiro, com um cartaz que prenuncia muita animação. É organizada, todos os anos, por uma comissão de mordomos nomeada na festa anterior, e os preparativos começam quase de seguida.

O programa dos dois dias principia sempre com alvorada de morteiros, às 7 horas da manhã. No primeiro dia, já quase ao anoitecer (17h00), o cepo começa a arder no adro da capela do mártir, onde decorre toda a festa. Ali é montado o palco para os dois arraiais (“Inseparáveis” e “Duots”) e para a banda de música que actuará de manhã e de tarde do segundo dia. É ainda ali que funcionará a barraca de comes e bebes, e será também daquele espaço que as duas partidas de fogo de artifício serão lançadas, sempre à meia-noite.

Relevo igualmente para o cerimonial do hastear da bandeira e da missa solene e procissão de andores, na manhã do dia dos festejos em honra do Mártir S. Sebastião, domingo, 20 de Janeiro.


2 comentários:

UmQualquer disse...

Obrigado pela divulgação!

Continuação de um bom trabalho.

UmQualquer disse...

Obrigado pela divulgação!!!
Continuação de um bom trabalho.