sábado, 26 de janeiro de 2013

«Reportagem» - "A Revolta dos Arcos" é emitida nos "Perdidos e Achados" da Sic

A reportagem "A Revolta dos Arcos", que reconstitui o dia (2/4/1962) em que os estudantes e a população de Moimenta da Beira se revoltaram contra a ordem de demolição dos arcos da fachada do Externato Infante D. Henrique, é emitida amanhã, sábado, 26 de Janeiro, no programa "Perdidos e Achados" que vai para o ar durante o "Jornal da Noite" da Sic.

Em causa estava arquitectura do imóvel, considerada pelo regime demasiado arrojada para a época e, pior do que isso, inspirada no traço de Oscar Niemeyer, o arquitecto comunista que tinha concebido pouco tempo antes os principais edificios de Brasília.

Os arcos da escola  que Salazar queria destruir tinham realmente sido  inspirados nos arcos do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente barsileiro, em Brasilia.

Os estudantes insurgiram-se contra a demolição, o povo apoiou  e os arcos não foram derrubados. Mas terá terminado desta forma a "Revolta dos Arcos" em Moimenta da Beira?

No Perdidos e Achados do próximo sábado fomos ao encontro dos antigos estudantes e visitamos a escola, motivo da inesperada contestação.

Jornalista: Isabel Osório
Repórter de Imagem: Hugo Neves
Edição de Imagem: João Nunes
Produção: Madalena Durão; Diana Matias
Coordenação: Maria João Ruela 
Direcção: Alcides Vieira


Sem comentários: