sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

«Covid-19» - Proibição de circulação entre concelhos no fim de semana abrange todos os municípios

Vinte e três concelhos do distrito de Viseu integram a partir desta quinta-feira o lote dos municípios que estão sujeitos a medidas de restrição mais apertadas no combate à Covid-10 e que ficam em confinamento quase total durante o fim de semana. Apenas dois, Resende e Sernancelhe, não fazem parte deste grupo. Os dois municípios escaparam ao recolher obrigatório a partir das 13h00 no sábado e domingo, mas mantêm a proibição de circulação entre municípios. 

O Governo decidiu “estender as regras atualmente em vigor” no combate à pandemia no território continental, no âmbito do novo estado de emergência, determinando ainda uma “medida cautelar” no próximo fim de semana para os concelhos com maior risco.

Com a nova atualização do mapa dos concelhos de risco, no distrito de Viseu, a que se junta o concelho de Aguiar da Beira que pertence a esta comunidade intermunicipal, há agora oito concelhos em risco extremo, ou seja com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Sobre a renovação do estado de emergência, que se mantém em vigor apenas por oito dias, até 15 de janeiro, António Costa explicou que há a necessidade de “aguardar pelo início da próxima semana, para poder dispor de dados mais sólidos, tendo em conta que o período de Natal, seja porque houve mais circulação, seja porque houve naturalmente um menor número de testes realizados, dava indicações bastante dispares de qual a evolução da situação”. O primeiro-ministro não afasta medidas mais restritivas, como as que foram adotadas no início da pandemia.

“A situação não estando ainda totalmente clarificada indicia, contudo, que há um agravamento da situação e que, provavelmente, termos de adotar medidas mais restritivas a partir da próxima semana”, apontou, adiantando que as novas medidas podem ter imediata consequência no próximo dia 12 de janeiro.

Em novembro, o Governo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão - elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960).


Fonte: Jornal do Centro


Sem comentários: