segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

«Notícia» - Mau tempo abre cratera na EN 329 e engole carrinha em Moimenta da Beira

O acidente ocorreu este domingo à noite, cerca das 20.30 horas, na zona de Porto da Nave, quando a depressão Hermínia provocava chuvas e ventos fortes no distrito de Viseu. O casal que seguia na carrinha no sentido Moimenta da Beira - Tarouca não se apercebeu de que a estrada estava a ceder e acabou por ser apanhado pelo deslizamento de terras, caindo num buraco com mais de sete metros de profundidade. A cratera tem cerca de 15 a 20 metros de comprimento.

O condutor terá saído pelo seu pé, mas a esposa teve de ser resgatada pelos bombeiros da carrinha de caixa aberta parcialmente submersa. "Podia ter sido uma situação mais dramática. Há uma viatura que caiu na vala com duas pessoas. Com a colaboração dos Bombeiros Voluntários, foi possível resgatar as duas pessoas e foi cortado o trânsito de imediato para evitar o perigo para outros utilizadores da estrada. Estava um temporal imenso e chovia muito. Felizmente, não houve perdas humanas", relata Paulo Figueiredo.

"É uma estrada com bastante fluxo"
O presidente da Câmara de Moimenta da Beira explica que já foram feitas intervenções com máquinas para minimizar o risco e o acesso àquela estrada nacional entre Tarouca e Moimenta da Beira está cortado. 

"Não é possível aceder a este local. Pelo caudal da água, não será fácil trabalhar aqui. Mas vai partir-se para a fase de planeamento adequado ao nível da engenharia" para se proceder à reparação da estrada, que demorará alguns meses. "Não é a estrada principal da nossa região, mas é uma estrada com bastante fluxo e minimiza fortemente o percurso entre os concelhos de Tarouca, Vila Nova de Paiva, Lamego e Viseu", indica o autarca. Por baixo daquele troço da EN 329 passa uma ribeira, que, com o temporal, passou a ter mais água. 

Por razões de segurança, só esta segunda-feira de manhã foi possível retirar a carrinha da cratera. 

Fonte: Jornal de Noticias

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:





1ª Divisão Zona Norte:




Fonte: ZeroZero.pt

sábado, 25 de janeiro de 2025

«Divulgação» - “Radar Social” para prevenir e combater a pobreza e exclusão social em Moimenta da Beira

É um projeto da Câmara Municipal liderado pela Vereadora Mónica Gertrudes, e foi apresentado na ultima quarta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho na reunião do Conselho Local de Ação Social de Moimenta da Beira (CLAS).

O projeto “Radar Social” tem como objetivo a identificação de pessoas em situações de vulnerabilidade social e /ou risco de pobreza e exclusão social no concelho, através de um trabalho de parceria e colaboração com a rede social do Município.

Foi aprovado no âmbito do PRR, e contempla duas fases de intervenção: 1) atualização e planeamento dos instrumentos da rede social, tais como o diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e plano de ação; 2) implementação e operacionalização da georreferenciação social dos territórios e execução do plano de ação.

A trabalhar no projeto desde setembro de 2024, a equipa do Radar Social é constituída por três técnicas superiores (Dora Ferreira, Filipa Silva e Melissa Pereira), já está a laborar na segunda fase de intervenção do plano. E, para simplificar a sinalização das necessidades específicas existentes no concelho, cada técnica ficará responsável por um conjunto de freguesias.

Quem pode sinalizar? 

O próprio

Juntas de Freguesia

IPSS’s

Vizinhos

Familiares

Elementos da comunidade

A sinalização pode ser feita presencialmente no gabinete do Radar Social nas Instalações da Central de Camionagem ou através dos seguintes meios:

Fonte: CMMB

«Desporto» - Jovem talento com raízes em Moimenta da Beira brilha no automobilismo e aponta ao título em 2025

Na sua primeira temporada de velocidade, Rúben Silva, natural da Faia (Sernancelhe) mas com raízes em Moimenta da Beira, destacou-se pela consistência e competitividade, demonstrando um andamento forte que lhe valeu 8 pódios, 3 vitórias e 4 voltas mais rápidas ao longo do campeonato.

Integrado no programa de jovens talentos da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e ao volante de um Ginetta G40 GT5, mostrou evolução constante em cada corrida, sob a orientação do experiente César Campaniço.

Foi uma temporada marcada por desafios e conquistas. A estreia aconteceu em Jerez, Espanha, onde o piloto rapidamente se adaptou ao carro e à exigência da competição. Nesse fim de semana alcançou dois pódios: um terceiro lugar e uma vitória na segunda corrida. Este início prometedor marcou o tom para o resto da temporada.

Na segunda ronda, no histórico Circuito do Estoril, o piloto voltou a brilhar, apesar de dificuldades com a embraiagem. Conquistou a volta mais rápida do fim de semana e entregou o carro na primeira posição na primeira corrida, que acabou em terceiro após a troca de pilotos. Na segunda corrida, destacou-se ao recuperar uma desvantagem de 15 segundos e garantir uma vitória histórica na segunda corrida.

Seguiu-se a terceira ronda, no Autódromo Internacional do Algarve, num fim de semana especial, coincidente com o aniversário do piloto. Este foi um dos momentos mais competitivos da temporada, com o piloto e o seu colega a dominarem os treinos e a conquistarem a pole position. Na primeira corrida, liderava confortavelmente quando a caixa de velocidades partiu, forçando o abandono. Este incidente foi decisivo na luta pelo título. Na segunda corrida, o piloto respondeu com uma vitória, garantindo um balanço positivo apesar do contratempo.

O campeonato terminou novamente no Estoril, onde a competitividade foi elevada. Embora os problemas com os pneus na preparação limitassem o desempenho, o piloto conquistou a terceira posição na qualificação e entregou duas corridas consistentes: um segundo lugar na primeira manga e um terceiro na segunda, ambas marcadas por uma diferença muito curta entre os primeiros classificados e mais uma vez a marcar a volta mais rápida do fim de semana.

Com o balanço de uma temporada de aprendizagem e sucesso, o piloto concluiu o campeonato em quarto lugar, mas com provas dadas do seu talento. Este desempenho abriu portas para 2025, com convites de marcas como Aston Martin e Porsche para competir na categoria GT4, além de uma proposta para disputar a GTX ao volante de um BMW M4 Competition F82, numa evolução natural com a mesma equipa desta temporada.

O foco para 2025 está definido: consolidar a experiência adquirida e lutar pelo título da GTX. A primeira temporada na velocidade deixou clara a promessa de um futuro brilhante. Com resultados expressivos e uma mentalidade competitiva, o jovem piloto português projeta-se como um nome a seguir no automobilismo nacional e internacional.

Fonte: CMMB

«Notícia» - Rede aérea elétrica está a ser retirada em Moimenta da Beira

Grande parte da rede aérea elétrica de Moimenta da Beira já está a ser removida em trabalhos que começaram no passado mês de dezembro, anunciou agora a Câmara Municipal. A intervenção também envolve a desmontagem de três postos de transformação elétrica no centro da vila.

Os trabalhos, reivindicados há muito pelo município, fazem parte do programa de promoção ambiental em Moimenta da Beira e de um projeto de modernização e melhoria das infraestruturas elétricas locais.

O objetivo é “aumentar a segurança, reduzir interrupções no fornecimento de energia e contribuir para a preservação visual das áreas urbanas”, explica a Câmara em comunicado.

“A remoção desta rede aérea vem contribuir para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente em termos de segurança e de ruído visual”, disse António Caiado, vice-presidente da autarquia.

A empreitada vai prolongar-se pelos próximos meses e envolve ainda a instalação de novos cabos subterrâneos, apoiados por uma infraestrutura moderna e mais eficiente.

António Caiado sublinha que, por causa destes trabalhos, estão “previstas interdições temporárias em algumas vias, pelo que se solicita a compreensão e colaboração dos moradores e automobilistas, recomendando a atenção às sinalizações de trânsito”.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Deputados da Assembleia da República debateram as “novas tecnologias” com alunos de Moimenta da Beira

“Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens” foi o tema debatido entre os alunos e os dois deputados eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu, nas duas sessões, no âmbito do programa do Parlamento dos Jovens. A primeira aconteceu esta segunda-feira, dia 20 de janeiro, no Agrupamento de Escolas, com a presença de Carlos Silva Santiago, deputado do PSD. Já a segunda sessão decorreu hoje, terça-feira, 21 janeiro, na Escola Profissional de Moimenta da Beira com a participação de José Rui Cruz, deputado do PS.

A iniciativa, promovida pela Assembleia da República (AR), pretende educar os jovens para a Cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, e dar a conhecer o funcionamento da AR, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.

Na edição em que o Programa completa 30 anos, os jovens estudantes são convidados a refletir sobre as oportunidades e os desafios associados às novas tecnologias.

Fonte: CMMB

sábado, 18 de janeiro de 2025

«Divulgação» - Moimenta da Beira participa no III Encontro Intermunicipal de “Cantadores de Janeiras”

A Comunidade Intermunicipal do Douro vai promover o III Encontro Intermunicipal de “Cantadores de Janeiras”, que acontece já no próximo domingo, 19 de janeiro, a partir das 14 horas, no Espaço Multiusos, em Freixo de Espada à Cinta.

A iniciativa vai contar com a presença de 19 grupos de "Cantadores", oriundos de todos os Municípios da CIM Douro, que interpretarão os tradicionais cantares Janeiras, mantendo viva uma tradição que reflete a identidade cultural da nossa região. O município de Moimenta da Beira será representado pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Infante D. Henrique (UNISE).

A alegria e a tradição estão garantidas, neste encontro das gentes do Douro que será aberto a públicos de todas as idades.



Fonte: CMMB

«Notícia» - PJ deteve um homem suspeito de incêndio urbano

Pela presumível autoria do crime de incêndio, ocorrido numa habitação em Moimenta da Beira, um homem de 34 anos foi detido pela Polícia Judiciária. O caso remonta ao passado dia 07 de novembro, mas só agora foi feita a detenção através do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real.

De acordo com a PJ, motivos fúteis estarão, alegadamente, na origem do incêndio, que acabou por colocar em perigo toda a habitação e outros edifícios contíguos. O detido vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Fonte: Dão Digital

«Divulgação» - Norte do distrito de Viseu apresenta os melhores pratos nos Fins de Semana Gastronómicos

O norte do distrito de Viseu participa na 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, que vão decorrer ao longo deste ano em grande parte dos concelhos da zona Norte do país.

Os concelhos de Penedono e São João da Pesqueira são os primeiros do distrito de Viseu a acolher a iniciativa do Turismo do Porto e Norte, no fim de semana de 28 de fevereiro a 2 de março.

Seguem-se Tabuaço (18 a 20 de abril), Armamar (25 a 27 de abril), Resende (23 a 25 de maio), Cinfães (30 de maio a 1 de junho) e Moimenta da Beira (17 a 19 de outubro).

Entre as propostas que cada um destes municípios do norte do distrito de Viseu vai apresentar nos Fins de Semana Gastronómicos, estão tábua de enchidos e queijos, cabrito assado no forno de lenha e pudim de castanhas (Penedono) e peixes do rio, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e aletria (São João da Pesqueira).

Também vão estar na mesa fumeiros, carnes fumadas, cabrito assado com batata assada e arroz de forno e pudim de ovos (Tabuaço), bem como alheira de maçã, cabritinho de Armamar acompanhado por batata assada e arroz de forno e tarte de maçã de montanha (Armamar).

Também não vão faltar iguarias como o anho assado em forno a lenha e as cavacas de Resende (Resende), a posta de vitela arouquesa acompanhada de batata a murro e arroz de forno e os bolinhos de manteiga (Cinfães), e a marrã de São Francisco e o arroz doce (Moimenta da Beira).

Para a 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, aderiram 75 municípios que, em 32 etapas ao longo do ano e através dos seus restaurantes e hotéis, mostrarão os seus pratos típicos. Ao todo, participam 908 restaurantes, 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo que vão dar a conhecer mais de 200 refeições.

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, realça que a gastronomia e os vinhos são uma mais-valia fundamental da região. Além da comida, os Fins de Semana Gastronómicos também levam os municípios a preparar pacotes especiais que vão desde descontos em entradas de museus a visitas guiadas e experiências endógenas.

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Aula Magna do IPV recebeu peça encenada por Romana Sá Gomes

Encenada pela moimentense Romana Sá Gomes e interpretada pelos alunos da turma 3ºB da Escola Básica Jugueiros, "A menina dos fósforos" subiu ao palco da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

A peça foi realizada através de uma adaptação do conto "A menina dos fósforos" de Hans Christian Andersen, que abordou temas como a desigualdade social, a solidão, a solidariedade e a compaixão.

Romana Sá Gomes é aluna do 3º ano do curso de Artes da Performance Cultural, do IPV. A apresentação da peça foi realizada no âmbito da unidade curricular Direção Artística do Espetáculo.

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Mártir S.Sebastião 2025 - Moimenta da Beira

 


domingo, 12 de janeiro de 2025

«Desporto» - Resultados AF Viseu

 Divisão de Honra:







1ª Divisão Zona Norte:






Fonte: ZeroZero.pt

«Notícia» - Empresa de Moimenta da Beira quer crescer no mercado do gin artesanal

A Biocister, empresa de Moimenta da Beira, está agora a apostar no mercado das bebidas espirituosas através da produção de gin artesanal. A produtora, que ganhou notoriedade na pandemia da Covid-19 com álcool gel e desinfetantes, continua a ser fornecedora oficial de clubes de futebol como o Benfica e o Sporting, seguindo a sua estratégia anterior.

“Esse reconhecimento atesta a qualidade e autenticidade da marca, que captura a essência das Terras do Demo e da região do Douro”, realça a empresa em comunicado. Atualmente, destaca-se com as marcas de gin Terra, 120 Anos Benfica, 38 SLB, 116 Anos Sporting e 1906 Sporting (a mais recente edição).

Para a Biocister, a estratégia de expansão pretende solidificar a posição no mercado nacional e com um foco renovado na excelência e inovação. A empresa planeia lançar novos produtos e aumentar a distribuição a nível nacional, destacando “tanto a qualidade de seu gin quanto a riqueza e tradição das Terras do Demo e do Douro”.

Os gins resultam de uma parceria estratégica com a Lemos Figueiredo, empresa de produção artesanal de bebidas espirituosas sediada em Alcobaça, combinando a experiência e a tradição para criar “um produto único que honra a essência das Terras do Demo e do Douro”.

Para os próximos dois anos (2025 e 2026), a Biocister prepara um novo investimento com recurso a novas tecnologias de produção e campanhas de marketing que enfatizam a autenticidade e a história por trás de cada produto.

“Esta expansão reforça a posição da Biocister no mercado e coloca as Terras do Demo no mapa dos apreciadores de gin em todo o país”, sublinha a empresa de Moimenta da Beira.

Além de aumentar a visibilidade da marca, o investimento promete contribuir para o desenvolvimento económico da região onde a Biocister está inserida, “criando novas oportunidades de emprego e promovendo o turismo local”.

A Biocister diz-se determinada a levar o seu gin artesanal “ao próximo nível, honrando a terra e a tradição portuguesa, e ambiciona consolidar-se como referência no mercado nacional, mantendo-se fiel às suas origens”.

Fonte: Jornal do Centro

domingo, 5 de janeiro de 2025

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

«Notícia» - Câmara de Moimenta da Beira compra terrenos para criar parque verde no centro da vila

A Câmara de Moimenta da Beira comprou mais de 59 mil metros quadrados de terrenos no Campo da Vieira, no centro da vila para transformar o local num parque verde e num “espaço público de lazer, cultura e desporto”, adiantou o presidente do município, Paulo Figueiredo.

“Esta aquisição é essencial para a revitalização do centro da vila. Pretendemos transformar uma área inexplorada num espaço público de lazer, cultura e desporto que contribua para o bem-estar físico e psicológico dos nossos munícipes e promova estilos de vida mais ativos e saudáveis”, sublinhou o autarca.

Paulo Figueiredo revelou ainda que o objetivo da compra dos terrenos passa por transformar Moimenta da Beira num “exemplo de inovação urbana e sustentabilidade, criando condições para captar novos investimentos e dinamizar a economia local”.

Ao todo são 59.443 metros quadrados adquiridos, incluindo terrenos agrícolas e urbanos contíguos. A propriedade fica próxima do centro do comércio local e de edifícios como a Igreja Matriz, os Paços do Concelho e o Solar das Guedes.

A Câmara realça que a “localização privilegiada” e a “dimensão única” dos terrenos fazem do investimento no Campo da Vieira “um passo fundamental para a requalificação urbana da vila e a criação de um parque verde de excelência”.

“Além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, este investimento é também um pilar estratégico na afirmação de Moimenta da Beira como um município atrativo no que toca às áreas dos negócios e inovação”, acrescenta o município.

O projeto do Campo da Vieira prevê a criação de um parque urbano com áreas verdes contemplativas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre. Também faz parte de uma “estratégia mais ampla” de sustentabilidade e inovação, alinhada com as candidaturas ao programa Norte 2030.

A autarquia de Moimenta da Beira lembra que o centro urbano da vila não tem espaços semelhantes ao futuro parque, tornando o projeto “ainda mais urgente”.

“Estamos a investir no futuro, criando um legado para as próximas gerações e reafirmando o compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade”, concluiu Paulo Figueiredo.

Fonte: Jornal do Centro

«Notícia» - Município lança caderneta de cromos dos clubes e associações

O desporto volta a ser celebrado em Moimenta da Beira com o lançamento da 2ª edição da Caderneta de Cromos dos Clubes/Associações do Concelho, de acordo com nota de imprensa publicada no site institucional.

A iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal, visa homenagear atletas, equipas técnicas, agentes desportivos locais e também reforçar o apoio a esta comunidade.

“É uma iniciativa que vai além de uma simples coleção de cromos. Ao folhearmos e preenchermos esta caderneta, encontramos mais do que retratos. Vemos histórias de esforço, superação e inclusão, que refletem a essência do desporto em Moimenta da Beira como uma força transformadora”, afirma Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

Com um total de 500 cadernetas e 100 mil cromos colecionáveis, a nova tiragem surge após a 1ª edição, em 2022, ter conquistado colecionadores de todas as idades, ao unir o prazer pela competição ao reconhecimento do talento e dedicação de quem faz do desporto uma parte fundamental da vida do concelho.

A nova coleção é composta por uma caderneta onde se podem colar os cromos com os rostos dos atletas federados da época desportiva 2024/2025 dos seguintes clubes e associações: Clube Desporto e Recreio de Moimenta da Beira; Clube Desportivo de Leomil - Academia Mais Futebol & Trilhos da Maçã; Dezpassitos Dance Studio (Dancemusic - Associação das Artes); Escola de Andebol de Moimenta da Beira; Gente da Nave - Associação de Promoção Social de Alvite; Movimenta - Associação Dança Criativa; e Pedaladas - Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira.

“Este projeto pretende não só dar visibilidade à comunidade desportiva local, como também incentivar a interação entre clubes e população, promovendo o espírito desportivo e reforçando o compromisso contínuo do Município em apoiar a área do desporto”, explica o vereador do Desporto, Hugo Bondoso.

Os colecionadores poderão adquirir a caderneta, no valor de 6 euros, e as respetivas saquetas com 4 cromos, no valor de 50 cêntimos, nos clubes/associações desportivas incluídas neste projeto.

Os primeiros 35 colecionadores a completar a caderneta terão direito a prémios, graças ao apoio dos três parceiros desta iniciativa: o Supermercado Minipreço/Auchan; a LSport (loja de artigos desportivos) e o Pronto a Vestir Anamarfel. No entanto para ser formalizada a condição de vencedores, os colecionadores têm até 28 de fevereiro de 2025 para completar a caderneta e apresentar a sua coleção no Balcão Único do Município.

Fonte: centralpress.pt