Fonte: Jornal de Noticias
segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
«Notícia» - Mau tempo abre cratera na EN 329 e engole carrinha em Moimenta da Beira
sábado, 25 de janeiro de 2025
«Divulgação» - “Radar Social” para prevenir e combater a pobreza e exclusão social em Moimenta da Beira
O projeto “Radar Social” tem como objetivo a identificação de pessoas em situações de vulnerabilidade social e /ou risco de pobreza e exclusão social no concelho, através de um trabalho de parceria e colaboração com a rede social do Município.
Foi aprovado no âmbito do PRR, e contempla duas fases de intervenção: 1) atualização e planeamento dos instrumentos da rede social, tais como o diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e plano de ação; 2) implementação e operacionalização da georreferenciação social dos territórios e execução do plano de ação.
A trabalhar no projeto desde setembro de 2024, a equipa do Radar Social é constituída por três técnicas superiores (Dora Ferreira, Filipa Silva e Melissa Pereira), já está a laborar na segunda fase de intervenção do plano. E, para simplificar a sinalização das necessidades específicas existentes no concelho, cada técnica ficará responsável por um conjunto de freguesias.
Quem pode sinalizar?
O próprio
Juntas de Freguesia
IPSS’s
Vizinhos
Familiares
Elementos da comunidade
A sinalização pode ser feita presencialmente no gabinete do Radar Social nas Instalações da Central de Camionagem ou através dos seguintes meios:
«Desporto» - Jovem talento com raízes em Moimenta da Beira brilha no automobilismo e aponta ao título em 2025
Integrado no programa de jovens talentos da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e ao volante de um Ginetta G40 GT5, mostrou evolução constante em cada corrida, sob a orientação do experiente César Campaniço.
Foi uma temporada marcada por desafios e conquistas. A estreia aconteceu em Jerez, Espanha, onde o piloto rapidamente se adaptou ao carro e à exigência da competição. Nesse fim de semana alcançou dois pódios: um terceiro lugar e uma vitória na segunda corrida. Este início prometedor marcou o tom para o resto da temporada.
Na segunda ronda, no histórico Circuito do Estoril, o piloto voltou a brilhar, apesar de dificuldades com a embraiagem. Conquistou a volta mais rápida do fim de semana e entregou o carro na primeira posição na primeira corrida, que acabou em terceiro após a troca de pilotos. Na segunda corrida, destacou-se ao recuperar uma desvantagem de 15 segundos e garantir uma vitória histórica na segunda corrida.
Seguiu-se a terceira ronda, no Autódromo Internacional do Algarve, num fim de semana especial, coincidente com o aniversário do piloto. Este foi um dos momentos mais competitivos da temporada, com o piloto e o seu colega a dominarem os treinos e a conquistarem a pole position. Na primeira corrida, liderava confortavelmente quando a caixa de velocidades partiu, forçando o abandono. Este incidente foi decisivo na luta pelo título. Na segunda corrida, o piloto respondeu com uma vitória, garantindo um balanço positivo apesar do contratempo.
O campeonato terminou novamente no Estoril, onde a competitividade foi elevada. Embora os problemas com os pneus na preparação limitassem o desempenho, o piloto conquistou a terceira posição na qualificação e entregou duas corridas consistentes: um segundo lugar na primeira manga e um terceiro na segunda, ambas marcadas por uma diferença muito curta entre os primeiros classificados e mais uma vez a marcar a volta mais rápida do fim de semana.
Com o balanço de uma temporada de aprendizagem e sucesso, o piloto concluiu o campeonato em quarto lugar, mas com provas dadas do seu talento. Este desempenho abriu portas para 2025, com convites de marcas como Aston Martin e Porsche para competir na categoria GT4, além de uma proposta para disputar a GTX ao volante de um BMW M4 Competition F82, numa evolução natural com a mesma equipa desta temporada.
Fonte: CMMB
«Notícia» - Rede aérea elétrica está a ser retirada em Moimenta da Beira
Os trabalhos, reivindicados há muito pelo município, fazem parte do programa de promoção ambiental em Moimenta da Beira e de um projeto de modernização e melhoria das infraestruturas elétricas locais.
O objetivo é “aumentar a segurança, reduzir interrupções no fornecimento de energia e contribuir para a preservação visual das áreas urbanas”, explica a Câmara em comunicado.
“A remoção desta rede aérea vem contribuir para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente em termos de segurança e de ruído visual”, disse António Caiado, vice-presidente da autarquia.
A empreitada vai prolongar-se pelos próximos meses e envolve ainda a instalação de novos cabos subterrâneos, apoiados por uma infraestrutura moderna e mais eficiente.
Fonte: Jornal do Centro
«Notícia» - Deputados da Assembleia da República debateram as “novas tecnologias” com alunos de Moimenta da Beira
A iniciativa, promovida pela Assembleia da República (AR), pretende educar os jovens para a Cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, e dar a conhecer o funcionamento da AR, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.
sábado, 18 de janeiro de 2025
«Divulgação» - Moimenta da Beira participa no III Encontro Intermunicipal de “Cantadores de Janeiras”
A Comunidade Intermunicipal do Douro vai promover o III Encontro Intermunicipal de “Cantadores de Janeiras”, que acontece já no próximo domingo, 19 de janeiro, a partir das 14 horas, no Espaço Multiusos, em Freixo de Espada à Cinta.
A iniciativa vai contar com a presença de 19 grupos de "Cantadores", oriundos de todos os Municípios da CIM Douro, que interpretarão os tradicionais cantares Janeiras, mantendo viva uma tradição que reflete a identidade cultural da nossa região. O município de Moimenta da Beira será representado pelo Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Infante D. Henrique (UNISE).
A alegria e a tradição estão garantidas, neste encontro das gentes do Douro que será aberto a públicos de todas as idades.
Fonte: CMMB
«Notícia» - PJ deteve um homem suspeito de incêndio urbano
De acordo com a PJ, motivos fúteis estarão, alegadamente, na origem do incêndio, que acabou por colocar em perigo toda a habitação e outros edifícios contíguos. O detido vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Fonte: Dão Digital
«Divulgação» - Norte do distrito de Viseu apresenta os melhores pratos nos Fins de Semana Gastronómicos
Os concelhos de Penedono e São João da Pesqueira são os primeiros do distrito de Viseu a acolher a iniciativa do Turismo do Porto e Norte, no fim de semana de 28 de fevereiro a 2 de março.
Seguem-se Tabuaço (18 a 20 de abril), Armamar (25 a 27 de abril), Resende (23 a 25 de maio), Cinfães (30 de maio a 1 de junho) e Moimenta da Beira (17 a 19 de outubro).
Entre as propostas que cada um destes municípios do norte do distrito de Viseu vai apresentar nos Fins de Semana Gastronómicos, estão tábua de enchidos e queijos, cabrito assado no forno de lenha e pudim de castanhas (Penedono) e peixes do rio, pataniscas de bacalhau com arroz de feijão e aletria (São João da Pesqueira).
Também vão estar na mesa fumeiros, carnes fumadas, cabrito assado com batata assada e arroz de forno e pudim de ovos (Tabuaço), bem como alheira de maçã, cabritinho de Armamar acompanhado por batata assada e arroz de forno e tarte de maçã de montanha (Armamar).
Também não vão faltar iguarias como o anho assado em forno a lenha e as cavacas de Resende (Resende), a posta de vitela arouquesa acompanhada de batata a murro e arroz de forno e os bolinhos de manteiga (Cinfães), e a marrã de São Francisco e o arroz doce (Moimenta da Beira).
Para a 16.ª edição dos Fins de Semana Gastronómicos, aderiram 75 municípios que, em 32 etapas ao longo do ano e através dos seus restaurantes e hotéis, mostrarão os seus pratos típicos. Ao todo, participam 908 restaurantes, 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo que vão dar a conhecer mais de 200 refeições.
«Divulgação» - Aula Magna do IPV recebeu peça encenada por Romana Sá Gomes
A peça foi realizada através de uma adaptação do conto "A menina dos fósforos" de Hans Christian Andersen, que abordou temas como a desigualdade social, a solidão, a solidariedade e a compaixão.
Romana Sá Gomes é aluna do 3º ano do curso de Artes da Performance Cultural, do IPV. A apresentação da peça foi realizada no âmbito da unidade curricular Direção Artística do Espetáculo.
Fonte: CMMB
domingo, 12 de janeiro de 2025
«Notícia» - Empresa de Moimenta da Beira quer crescer no mercado do gin artesanal
“Esse reconhecimento atesta a qualidade e autenticidade da marca, que captura a essência das Terras do Demo e da região do Douro”, realça a empresa em comunicado. Atualmente, destaca-se com as marcas de gin Terra, 120 Anos Benfica, 38 SLB, 116 Anos Sporting e 1906 Sporting (a mais recente edição).
Para a Biocister, a estratégia de expansão pretende solidificar a posição no mercado nacional e com um foco renovado na excelência e inovação. A empresa planeia lançar novos produtos e aumentar a distribuição a nível nacional, destacando “tanto a qualidade de seu gin quanto a riqueza e tradição das Terras do Demo e do Douro”.
Os gins resultam de uma parceria estratégica com a Lemos Figueiredo, empresa de produção artesanal de bebidas espirituosas sediada em Alcobaça, combinando a experiência e a tradição para criar “um produto único que honra a essência das Terras do Demo e do Douro”.
Para os próximos dois anos (2025 e 2026), a Biocister prepara um novo investimento com recurso a novas tecnologias de produção e campanhas de marketing que enfatizam a autenticidade e a história por trás de cada produto.
“Esta expansão reforça a posição da Biocister no mercado e coloca as Terras do Demo no mapa dos apreciadores de gin em todo o país”, sublinha a empresa de Moimenta da Beira.
Além de aumentar a visibilidade da marca, o investimento promete contribuir para o desenvolvimento económico da região onde a Biocister está inserida, “criando novas oportunidades de emprego e promovendo o turismo local”.
domingo, 5 de janeiro de 2025
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
«Notícia» - Câmara de Moimenta da Beira compra terrenos para criar parque verde no centro da vila
“Esta aquisição é essencial para a revitalização do centro da vila. Pretendemos transformar uma área inexplorada num espaço público de lazer, cultura e desporto que contribua para o bem-estar físico e psicológico dos nossos munícipes e promova estilos de vida mais ativos e saudáveis”, sublinhou o autarca.
Paulo Figueiredo revelou ainda que o objetivo da compra dos terrenos passa por transformar Moimenta da Beira num “exemplo de inovação urbana e sustentabilidade, criando condições para captar novos investimentos e dinamizar a economia local”.
Ao todo são 59.443 metros quadrados adquiridos, incluindo terrenos agrícolas e urbanos contíguos. A propriedade fica próxima do centro do comércio local e de edifícios como a Igreja Matriz, os Paços do Concelho e o Solar das Guedes.
A Câmara realça que a “localização privilegiada” e a “dimensão única” dos terrenos fazem do investimento no Campo da Vieira “um passo fundamental para a requalificação urbana da vila e a criação de um parque verde de excelência”.
“Além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, este investimento é também um pilar estratégico na afirmação de Moimenta da Beira como um município atrativo no que toca às áreas dos negócios e inovação”, acrescenta o município.
O projeto do Campo da Vieira prevê a criação de um parque urbano com áreas verdes contemplativas e equipamentos para a prática de atividades ao ar livre. Também faz parte de uma “estratégia mais ampla” de sustentabilidade e inovação, alinhada com as candidaturas ao programa Norte 2030.
A autarquia de Moimenta da Beira lembra que o centro urbano da vila não tem espaços semelhantes ao futuro parque, tornando o projeto “ainda mais urgente”.
“Estamos a investir no futuro, criando um legado para as próximas gerações e reafirmando o compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade”, concluiu Paulo Figueiredo.
Fonte: Jornal do Centro
«Notícia» - Município lança caderneta de cromos dos clubes e associações
A iniciativa, desenvolvida pela Câmara Municipal, visa homenagear atletas, equipas técnicas, agentes desportivos locais e também reforçar o apoio a esta comunidade.
“É uma iniciativa que vai além de uma simples coleção de cromos. Ao folhearmos e preenchermos esta caderneta, encontramos mais do que retratos. Vemos histórias de esforço, superação e inclusão, que refletem a essência do desporto em Moimenta da Beira como uma força transformadora”, afirma Paulo Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.
Com um total de 500 cadernetas e 100 mil cromos colecionáveis, a nova tiragem surge após a 1ª edição, em 2022, ter conquistado colecionadores de todas as idades, ao unir o prazer pela competição ao reconhecimento do talento e dedicação de quem faz do desporto uma parte fundamental da vida do concelho.
A nova coleção é composta por uma caderneta onde se podem colar os cromos com os rostos dos atletas federados da época desportiva 2024/2025 dos seguintes clubes e associações: Clube Desporto e Recreio de Moimenta da Beira; Clube Desportivo de Leomil - Academia Mais Futebol & Trilhos da Maçã; Dezpassitos Dance Studio (Dancemusic - Associação das Artes); Escola de Andebol de Moimenta da Beira; Gente da Nave - Associação de Promoção Social de Alvite; Movimenta - Associação Dança Criativa; e Pedaladas - Clube de Cicloturismo de Moimenta da Beira.
“Este projeto pretende não só dar visibilidade à comunidade desportiva local, como também incentivar a interação entre clubes e população, promovendo o espírito desportivo e reforçando o compromisso contínuo do Município em apoiar a área do desporto”, explica o vereador do Desporto, Hugo Bondoso.
Os colecionadores poderão adquirir a caderneta, no valor de 6 euros, e as respetivas saquetas com 4 cromos, no valor de 50 cêntimos, nos clubes/associações desportivas incluídas neste projeto.
Os primeiros 35 colecionadores a completar a caderneta terão direito a prémios, graças ao apoio dos três parceiros desta iniciativa: o Supermercado Minipreço/Auchan; a LSport (loja de artigos desportivos) e o Pronto a Vestir Anamarfel. No entanto para ser formalizada a condição de vencedores, os colecionadores têm até 28 de fevereiro de 2025 para completar a caderneta e apresentar a sua coleção no Balcão Único do Município.
Fonte: centralpress.pt