quarta-feira, 27 de agosto de 2025

«Notícia» - CLDS-5G (Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G) Moimenta da Beira

O Projeto CLDS-5G (Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G) é uma iniciativa inovadora que visa promover o desenvolvimento social e a inclusão das comunidades locais. Este projeto tem como objetivo fortalecer a intervenção social, melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar oportunidades de crescimento para todos os cidadãos.

Através de ações integradas e coordenadas, o CLDS-5G busca responder às necessidades específicas de cada território, promovendo a inclusão social, a capacitação, o emprego e o bem estar da população. É uma oportunidade de envolver a comunidade, promover a participação ativa e construir um território mais justo, solidário e sustentável.

Seja parte desta iniciativa e conheça as ações que estão a transformar a nossa comunidade!

Eixos de Intervenção:

Eixo I: Emprego, Formação e Qualificação.

Eixo II: Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância.

Eixo III: Promoção da Autonomia, Envelhecimento Ativo e Longevidade.

Eixo IV: Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social.


A Quem se destina:

Pessoas à procura de emprego; Agregados familiares com crianças e jovens; Pessoas com 50 ou mais anos; Pessoas com deficiência e/ou incapacidade; Migrantes; Entre outros…

Entidade Coordenadora Local de Parceria: Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira

Duração: 48 meses

Início: 14.07.2025 | Término: 13.07.2029


Contactos:

Santa Casa da Misericórdia de Moimenta da Beira – Projeto CLDS-5G

Rua Humberto Delgado, nº 65 Bairro do Aguiar

3620-308 Moimenta da Beira

Email: coordenadora.clds@scmmoimenta.pt

Telf: 254 582 789 | Fax: 254 588 070


Fonte: CMMB

«Divulgação» - Calendário escolar para o ano letivo 2025/2026

As aulas terão início a 11 de setembro de 2025 e terminam entre os dias 5 e 30 de junho de 2026, dependendo dos diferentes níveis de ensino.




«Divulgação» - Município ativa equipa de apoio aos munícipes afetados pelos incêndios

Na sequência da reunião com o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território e com os autarcas dos concelhos mais afetados pelos incêndios, o Município de Moimenta da Beira avançou com a ativação de uma equipa municipal de apoio a todos os lesados.

O funcionamento encontra-se centralizado no Balcão Único e BUPi da Câmara Municipal, onde técnicos especializados se encontram disponíveis para auxiliar no preenchimento dos formulários oficiais necessários à candidatura às ajudas e compensações financeiras previstas no Decreto-Lei n.º 98-A/2025.

Esta equipa está capacitada para apoiar os agricultores que registaram prejuízos, garantindo que todos os procedimentos administrativos são corretamente realizados e que cada situação é acompanhada de forma personalizada e contínua. Para maior eficácia, foi ainda definida uma escala de atendimento por freguesia afetada, de modo a assegurar um apoio mais próximo, ordenado e eficiente.

Para agilizar o atendimento, os munícipes devem trazer consigo:

IBAN do titular da candidatura
Declaração de Não Dívida à Segurança Social
Declaração de Não Dívida à Autoridade Tributária
Parcelário (iSIP), P3, BUPi da Parcela

Apelamos assim, uma vez mais, a todos os agricultores e munícipes lesados para que se desloquem ao Balcão Único/BUPi ou contactem diretamente estas unidades através do 254 520 070 e utilizem este serviço de apoio, garantindo assim o acesso às ajudas disponíveis para a recuperação do potencial produtivo e das condições de vida comunitárias.


Fonte: CMMB

«Divulgação» - 'Como lidar com um desastre natural'

A Direção-Geral da Saúde e a Ordem dos Psicólogos Portugueses republicaram o guia "Como lidar com um desastre natural", editado em 2018.

O documento destina-se a todos aqueles que vivenciaram um desastre natural e a todos aqueles que possam de alguma forma intervir ou relacionar-se com as pessoas afetadas.



Fonte: CMMB

terça-feira, 19 de agosto de 2025

«Notícia» - Homem detido por suspeita de dois fogos em Moimenta da Beira

A PJ informou que o Departamento de Investigação Criminal de Vila Real, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (posto de Moimenta da Beira), identificou e deteve um homem, de 29 anos, suspeito de ter ateado dois incêndios florestais, ocorridos nos dias 16 e 18.

"Os incêndios consumiram áreas de mancha florestal, constituídas, maioritariamente, por mato, castanheiros, carvalhos e macieiras, e colocaram em perigo alguns prédios urbanos, de valor consideravelmente elevado".

A PJ acrescentou que as chamas só não atingiram proporções maiores "devido à rápida deteção e subsequente intervenção dos meios de combate, nomeadamente dos populares, sapadores florestais e dos bombeiros".

O detido vai ser presente a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro, num contexto de temperaturas elevadas que motivou a declaração da situação de alerta desde 2 de agosto.

Os fogos provocaram dois mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, na maioria sem gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.

Portugal ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, ao abrigo do qual chegaram dois aviões Fire Boss para reforço do combate aos fogos.

Segundo dados oficiais provisórios, até 19 de agosto arderam mais de 201 mil hectares no país, mais do que a área ardida em todo o ano de 2024.

Fonte: JN.pt

«Divulgação» - 'Programa Abem:' - Rede Solidária do Medicamento

O Município de Moimenta da Beira informa que foi assinado o protocolo de colaboração com Associação Dignitude, no âmbito do "Programa Abem:" - Rede Solidária do Medicamento.

O programa tem como objetivo apoiar os cidadãos do concelho que, por força da sua condição económica (rendimento per capita do agregado inferior a 60% do IAS), não consigam adquirir os medicamentos comparticipados, prescritos em receita médica.

Os beneficiários integrados neste programa serão portadores de um cartão de identificação (cartão abem), que pode ser utilizado em qualquer farmácia do país identificada com o autocolante "Farmácia Abem:".

Para aceder a este apoio ou obter outros esclarecimentos, os cidadãos devem dirigir-se aos Serviços de Ação Social da Câmara Municipal.

Fonte: CMMB

domingo, 17 de agosto de 2025

«Notícia» - Moimenta da Beira ativa Plano Municipal de Emergência

Face a uma situação "calamitosa ímpar e sem memória", a decisão surge na sequência do agravamento dos incêndios rurais que têm devastado a região e ameaçado populações e bens

Está em curso, desde quinta feira ao final da tarde, o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil no concelho de Moimenta da Beira, em resposta à grave situação provocada pelos incêndios rurais que têm assolado a região desde o início do mês. A informação foi divulgada através de um despacho, emitido pela autarquia há breves momentos.

A decisão, tomada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, surge após o agravamento dos fogos que, além de destruírem uma vasta área florestal, ameaçam bens e populações. A situação piorou nos últimos dias, com a propagação dos incêndios vindos dos concelhos vizinhos de Sátão e Sernancelhe.

Considerada “uma situação calamitosa ímpar e sem memória”, a ativação do plano permitirá reforçar as medidas de planeamento, informação e prevenção, bem como garantir uma resposta coordenada de proteção e socorro.

O despacho já foi comunicado às autoridades locais, bombeiros, GNR e demais entidades de proteção civil.

Fonte: Diário de Viseu

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

«Notícia» - Incêndio em Moimenta da Beira em conclusão com bombeiros a evitar reacendimentos

“Sim, entrou em conclusão. Mas ainda ontem [terça-feira] ao final da tarde, cerca das 18:00, houve uma reativação, uma coisa brutal mesmo, virado às cavas, mas felizmente conseguimos resolver até às 03:00”, adiantou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira.

Carlos Pereira falava hoje, pelas 10:00, à agência Lusa, depois de o incêndio, cujo alerta foi dado na sexta-feira, 08 de agosto, pelas 14:31, em Alvite, ter entrado em conclusão.

“É sempre muito difícil mantê-lo quieto, porque os últimos incêndios ali foram em 1994, ou seja, há 31 anos, e o que existe naquela chã é um mato gigantesco, com giestas mais altas que pinheiros e um nível de manta morta com 50 a 60 centímetros”, relatou.

Neste sentido, Carlos Pereira adiantou que “aquilo, nem a água apaga, porque não chega lá” e, por isso, acrescentou, vai, “se possível, avançar com uma máquina de rasto para fazer uma separação e ajudar a apagar”.

“Vai ser o nosso trabalho ao longo do dia de hoje”, reforçou o comandante Carlos Pereira.

Cerca das 10:15, estavam no terreno 77 operacionais apoiados por 19 veículos, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O alerta foi dado na sexta-feira, dia 08 de agosto, pelas 14:31, na freguesia de Alvite, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

Fonte: Corrreio da Manhã

segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Obrigado a Todos e por tudo.


Aquela que é, para nós, a Serra mais bonita de Portugal, foi flagelada parcialmente por um terrível incêndio no passado dia 08 de agosto de 2025. Data esta, que ficará para sempre na nossa memória coletiva.

Viver este terrível cenário de destruição é, salvo eventuais criminais exceções, algo que ninguém deseja.

O Concelho de Moimenta da Beira enfrentou um incêndio que pôs à prova a coragem, a dedicação e o espírito de serviço da nossa comunidade que, uma vez mais, se superou e demonstrou o seu excelso valor.

Assim, queremos expressar, em nome de todos os que aqui vivem, o mais profundo agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, às equipas de Comando, Direção, Operacionais Voluntários e demais colaboradores que, nas mais variadas funções, desde o combate às chamas até ao apoio logístico e culinário, deram o melhor de si para proteger vidas, habitações e a nossa natureza.

O vosso trabalho incansável, a prontidão na resposta e a bravura demonstrada no terreno foram exemplares. Sabemos que enfrentaram condições extremas, e mesmo assim nunca hesitaram em colocar o bem-estar dos outros acima de tudo.

A vossa entrega é um exemplo maior de humanidade e heroísmo. Que este reconhecimento público sirva como um pequeno gesto de gratidão por tudo o que fizeram e continuam a fazer por nós.

Estendemos igualmente o nosso agradecimento a todas as restantes entidades envolvidas neste combate:

Restantes corporações de bombeiros de todo o país, em especial de Armamar, Sernancelhe, Tarouca, Tabuaço, Lamego, Murça, Penedono, São João da Pesqueira, Peso da Régua, Sabrosa, Mesão Frio, Alijó, Pinhão, Favaios, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva, Farejinhas, Ervedosa do Douro, Macedo de Cavaleiros, Cruz Verde – Vila Real, Sanfins do Douro, Ovar, Sintra, Tábua, Condeixa, Melo, Carnaxide, Cheires, Provesende, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Ponte de Sôr, Lousã, Santa Margarida;

Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro;

Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões;

Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes;

Força Especial de Proteção Civil;

ICNF;

UEPS

Comando da GNR de Moimenta da Beira e demais comandos e postos;

Exército português;

Sapadores Florestais;

CMA de Aguiar da Beira, Armamar, Viseu, Vila Real, Macedo de Cavaleiros, Cernache, Lousã, Castelo Branco, Pombal,

INEM;

Juntas de Freguesia de Alvite, Leomil, Moimenta da Beira e Arcozelos; União de Freguesias de Pêra Velha, Aldeia de Nacomba e Ariz e União de Freguesias de Peva e Segões, entre outras;

Populações de Alvite, Leomil, Paraduça, Semitela, Aldeia de Nacomba, Toitam, Carapito, Ariz, Pêra Velha, Moimenta da Beira e de todo o concelho, que participaram e certamente comungaram com toda a sua solidariedade;

Empresários e pessoas individuais que solidariamente ajudaram com bens e serviços;

Colaboradores do Município.

Obrigado a Todos e por tudo.

Vamos reconstruir a nossa Floresta. O verde voltará à nossa Serra!

Foto: Rúben José Rosário Antunes

Fonte: CMMB

«Divulgação» - Nova sessão de apresentação do projeto “Moimenta Bairro Digital” aberta a todos os comerciantes do concelho

O Município de Moimenta da Beira convida todos os comerciantes do concelho a participarem numa sessão de apresentação e esclarecimento sobre o projeto "Moimenta Bairro Digital", que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal dia 13 de agosto (quarta-feira), às 15h30.

O "Moimenta Bairro Digital" é uma iniciativa integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa modernizar e digitalizar o comércio e os serviços locais, promovendo a publicidade dos negócios e a sua presença online, melhorando a sua visibilidade e competitividade e atraindo clientes de dentro e fora do concelho.

Durante a sessão, serão apresentadas as vantagens de adesão para os comerciantes, as formas de participação e as ações previstas. Este será também um momento para esclarecer dúvidas e escutar contributos daqueles que são os principais agentes deste projeto.

A presença e participação de todos os que ainda não conhecem esta iniciativa é fundamental para construirmos um comércio local mais forte, moderno e sustentável.

Fonte: CMMB


«Notícia» - Jovens de Moimenta da Beira participaram no Jubileu 2025 em Roma

Um grupo de jovens de Moimenta da Beira esteve presente em Roma para participar no Jubileu 2025, sob o lema “Peregrinos da Esperança”.

O evento reuniu peregrinos de mais de 140 países e assinalou o primeiro grande encontro do Papa Leão XIV com a juventude mundial. Portugal esteve representado por mais de 11 mil jovens, entre os quais os participantes moimentenses.

Fonte: CMMB

sábado, 2 de agosto de 2025

«Notícia» - “Próxima semana será difícil”: Governo decreta cinco dias de situação de alerta

Portugal continental vai entrar em situação de alerta a partir das 00h deste domingo devido ao agravamento do risco de incêndio rural face às previsões meteorológicas, anunciou este sábado a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral.

A situação de alerta estará em vigor até às 23h59 de 7 de Agosto.

Numa declaração aos jornalistas sem resposta a perguntas, a partir do Salão Nobre do Ministério da Administração Interna (MAI), a ministra justificou a decisão com a "manutenção de temperaturas muito altas e dos baixos níveis de humidade". Uma conjuntura que obriga à adopção de "medidas preventivas de resposta ao risco de incêndio".

Avisando que "a próxima semana será difícil", a ministra enumerou "medidas de carácter excepcional" a serem implementadas durante o período de situação de alerta:

- Proibição de acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais de acordo com os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios;

- Proibição da realização de queimadas e queimas, bem como suspensão de autorizações que tenham sido emitidas;

- “Proibição da realização de trabalhos nos espaços florestais e demais espaços rurais com recurso a maquinaria;

- Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, bem como suspensão de autorizações que tenham sido emitidas.


Maria Lúcia Amaral notou que estas proibições “incluem algumas excepções muito específicas" que poderão ser consultadas no portal (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc25) do Governo, alertando depois que se avizinham dias complicados que exigem a colaboração da população.

"A próxima semana será difícil. Todo o dispositivo de combate aos incêndios está pronto e mobilizado", disse a ministra, pedindo confiança nos bombeiros, Protecção Civil e outras autoridades, a quem agradeceu o trabalho "extraordinário e incansável" realizado nos últimos dias.

A declaração da situação de alerta implica um aumento do grau de prontidão das autoridades, nomeadamente da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, dos bombeiros e das Forças Armadas. É também reforçado o dispositivo de sapadores florestais, agentes florestais e vigilantes da natureza, assim como o nível de prontidão de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio social.

A situação de alerta estipula também medidas como o aumento das acções de patrulhamento e de fiscalização nos distritos com risco máximo de incêndio e do "nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações e energia", diz o MAI em comunicado.O aumento do grau de prontidão e de resposta acontece numa altura em que a maioria dos distritos das regiões Norte, Centro e Algarve estão sob risco máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). E a situação deve agravar-se já a partir deste domingo, de acordo com o indicador, que coloca ainda mais concelhos no nível máximo de risco para os próximos dias.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Relativamente às temperaturas, o IPMA colocou todos os distritos de Portugal Continental, à excepção de Faro, sob aviso laranja entre as 9h00 e as 18h00 deste domingo devido à "persistência de valores muito elevados de temperatura máxima".

Na segunda-feira, entre as 6h de segunda e de terça-feira, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real vão estar em alerta vermelho devido ao tempo quente. Os restantes distritos de Portugal continental em alerta laranja, à excepção de Faro, que baixa para alerta amarelo. 

A vaga de calor que começa este fim-de-semana deixa quase todo o país com temperaturas máximas superiores a 30 graus Celsius, com várias regiões a ultrapassar os 40ºC.

Fonte: Público

«Notícia» - Mais de 23 toneladas de lixo elétrico recolhidas nas escolas do distrito de Viseu

Dezasseis escolas do distrito de Viseu recolheram mais de 23 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados na 14.ª edição da Escola Electrão, que decorreu no último ano letivo. Do total, doze escolas receberam cheques-prenda com um valor total de 3.300 euros que poderão ser trocados por novos equipamentos elétricos.

A Escola Secundária de Carregal do Sal foi o estabelecimento de ensino que mais recolheu lixo elétrico (3.764 kg de resíduos elétricos, 653 kg de pilhas e 30 kg de lâmpadas num total de 4.447 kg) e recebeu o maior prémio, no valor de 825 euros.

Já a Escola Secundária de Viriato (Viseu) recolheu um total de 4.092 kg, a Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira 3.354 kg, a Escola Básica de Souselo (Cinfães) 2.046 kg, a Escola Secundária de Castro Daire 1.833 kg, a Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua) 1.800 kg, a Escola Básica de Tondela 1.700 kg, a Escola Profissional Mariana Seixas (Viseu) 1.142 kg e a Escola Secundária de Vila Nova de Paiva 836 kg.

Seguem-se a Escola Básica de Vouzela com 527 kg recolhidos, a Escola Básica General Serpa Pinto (Cinfães) com 473 kg, a Escola Básica e Secundária Gomes Teixeira (Armamar) com 430 kg, a Escola Profissional de Sernancelhe com 331 kg, a Escola Básica e Secundária da Sé (Lamego) com 317 kg, a Escola Básica n.º 1 de São Pedro do Sul com 182 kg e a Escola Básica de Campia (Vouzela) com 170 kg.

Por conta destas recolhas, as escolas básicas de Souselo e Tondela receberam 450 euros de prémio, a Escola Viriato 375 euros, a Mariana Seixas 300 euros, a Básica e Secundária de Moimenta da Beira e a Secundária Dr. João Lopes de Morais 225 euros e a Secundária de Castro Daire 150 euros. As escolas da Sé, de Vila Nova de Paiva, de Vouzela e de Armamar ficaram com um cheque de 75 euros.

As escolas recebem pontos em função das quantidades recolhidas que são depois convertidos em prémios. Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados, cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.

A nível nacional, a campanha “Escola Electrão” teve um crescimento de 27 por cento no último ano letivo, atingindo um dos melhores resultados da última década. Entre setembro de 2024 e junho de 2025, foram recolhidas cerca de 460 toneladas de resíduos: 18 toneladas de pilhas e baterias e 440 toneladas de equipamentos elétricos usados e lâmpadas.

Os resultados superam as 360 toneladas reunidas na edição anterior. Participaram nesta edição cerca de 890 escolas de todo o país, incluindo Açores e Madeira. O valor global de prémios a atribuir às escolas ascende a 50 mil euros.

Já no concurso“Repórter Electrão”, organizado em cada trimestre do ano letivo, a Escola Básica de Tondela venceu duas vezes na categoria do segundo ciclo, mais concretamente no segundo e terceiro períodos (desafios “Reciclagem na escola” e “5R’s: ideias para uma vida mais sustentável”).

Fonte: Jornal do Centro

«Divulgação» - Junta-te ao Exército: Candidaturas Abertas

Estão abertas até 7 de agosto de 2025 as candidaturas para Oficiais (CFO) e Sargentos (CFS) em Regime de Contrato no Exército Português.

Este perde recrutamento visa atrair pessoas que queiram servir nas forças armadas portuguesas e representa uma oportunidade única de ingresso nas carreiras militares com contrato e formação especializada.

Mais informações:

Fonte: CMMB