Aquela que é, para nós, a Serra mais bonita de Portugal, foi flagelada parcialmente por um terrível incêndio no passado dia 08 de agosto de 2025. Data esta, que ficará para sempre na nossa memória coletiva.
Viver este terrível cenário de destruição é, salvo eventuais criminais exceções, algo que ninguém deseja.
O Concelho de Moimenta da Beira enfrentou um incêndio que pôs à prova a coragem, a dedicação e o espírito de serviço da nossa comunidade que, uma vez mais, se superou e demonstrou o seu excelso valor.
Assim, queremos expressar, em nome de todos os que aqui vivem, o mais profundo agradecimento aos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira, às equipas de Comando, Direção, Operacionais Voluntários e demais colaboradores que, nas mais variadas funções, desde o combate às chamas até ao apoio logístico e culinário, deram o melhor de si para proteger vidas, habitações e a nossa natureza.
O vosso trabalho incansável, a prontidão na resposta e a bravura demonstrada no terreno foram exemplares. Sabemos que enfrentaram condições extremas, e mesmo assim nunca hesitaram em colocar o bem-estar dos outros acima de tudo.
A vossa entrega é um exemplo maior de humanidade e heroísmo. Que este reconhecimento público sirva como um pequeno gesto de gratidão por tudo o que fizeram e continuam a fazer por nós.
Estendemos igualmente o nosso agradecimento a todas as restantes entidades envolvidas neste combate:
Restantes corporações de bombeiros de todo o país, em especial de Armamar, Sernancelhe, Tarouca, Tabuaço, Lamego, Murça, Penedono, São João da Pesqueira, Peso da Régua, Sabrosa, Mesão Frio, Alijó, Pinhão, Favaios, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Aguiar da Beira, Vila Nova de Paiva, Farejinhas, Ervedosa do Douro, Macedo de Cavaleiros, Cruz Verde – Vila Real, Sanfins do Douro, Ovar, Sintra, Tábua, Condeixa, Melo, Carnaxide, Cheires, Provesende, Proença-a-Nova, Castelo Branco, Ponte de Sôr, Lousã, Santa Margarida;
Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Douro;
Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões;
Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes;
Força Especial de Proteção Civil;
ICNF;
UEPS
Comando da GNR de Moimenta da Beira e demais comandos e postos;
Exército português;
Sapadores Florestais;
CMA de Aguiar da Beira, Armamar, Viseu, Vila Real, Macedo de Cavaleiros, Cernache, Lousã, Castelo Branco, Pombal,
INEM;
Juntas de Freguesia de Alvite, Leomil, Moimenta da Beira e Arcozelos; União de Freguesias de Pêra Velha, Aldeia de Nacomba e Ariz e União de Freguesias de Peva e Segões, entre outras;
Populações de Alvite, Leomil, Paraduça, Semitela, Aldeia de Nacomba, Toitam, Carapito, Ariz, Pêra Velha, Moimenta da Beira e de todo o concelho, que participaram e certamente comungaram com toda a sua solidariedade;
Empresários e pessoas individuais que solidariamente ajudaram com bens e serviços;
Colaboradores do Município.
Obrigado a Todos e por tudo.
Vamos reconstruir a nossa Floresta. O verde voltará à nossa Serra!
Foto: Rúben José Rosário Antunes
Fonte: CMMB