quarta-feira, 12 de maio de 2010

«Resultados» - 7 Maravilhas Moimenta da Beira

I. Casa Museu de Aquilino Ribeiro, Soutosa (Peva) (341 Votos)
Foi uma das casas em que viveu Aquilino Ribeiro, ilustre figura da Literatura Portuguesa Contemporânea. Esta casa situa-se na Rua da Capela na povoação de Soutosa, freguesia de Peva. A sua construção data do século XIX e está classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo Despacho de Julho de 1985.

II. Terreiro das Freiras e Espaço Envolvente(Moimenta da Beira) (335 Votos)
O Terreiro das Freiras constitui um dos sítios mais agradáveis da vila de Moimenta da Beira.
Do seu belíssimo conjunto arquitectónico destacam-se o Convento Beneditino de Nossa Senhora da Purificação (do século XVI, de traça maneirista, barroca e rococó), o Solar dos Guedes (exemplar de arquitectura civil privada do século XVIII, estilo rococó, que passou a ser uma instituição pública de expansão da Cultura – a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro), o Solar Correia Alves (edifício do século XVII recuperado para Turismo de Habitação), a Capela de Nossa Senhora do Amparo (talvez do século XVI), a Fonte da Pipa (do século XVIII), entre outros edifícios dignos de nota, não esquecendo a presença do antigo Pelourinho.

III. Convento da Ordem Terceira de São Francisco, Rua (321 Votos)
O Convento da Ordem Terceira de São Francisco terá sido construído no século XV. Existe uma Bula de Fundação do convento concedida pelo Papa Eugénio IV que data de 1443.
Na origem da sua fundação, conta a tradição que São Francisco terá passado aqui a caminho de Santiago de Compostela, profetizando a construção do convento no local onde parara para beber água.
O templo foi extinto durante as reformas liberais do século XIX. Actualmente, restam apenas as ruínas da fachada da igreja, e de um edifício anexo, de traça barroca – a Casa dos Frades da Ordem Terceira de São Francisco.

IV. Pelourinho da Vila da Rua (318 Votos)
O monumento encontra-se ladeado de casas de um e dois pisos, entre as quais a antiga Casa da Câmara e a fonte mural.
É formado por um fuste oitavado assente num soco de seis degraus oitavados. O capitel é quadrangular historiado com quatro cabeças coroadas cantonais e quatro rosetas nas faces. Na base do remate, elevam-se quatro pináculos em pirâmide de três registos de decoração, com pequenas esferas e duplos listeis salientes, rematados por florões. Ao centro tem outro pináculo (maior) decorado com quatro figuras aladas sobrepostas, escalonadas. A sua construção data do século XVI.
Conta a tradição que este Pelourinho pertence ao antigo concelho de Caria, cuja sede era na Vila da Rua, ao qual foi concedido em 1512 por D. Manuel I.
Classificado como Monumento Nacional pelo Decreto Nº 21 677, DG Nº 265 de 31 de Dezembro de 1915.

V. Santuário de São Torcato, Cabaços (298 Votos)
Com base em registos bibliográficos, terá existido um antigo mosteiro de Cónegos Regulares de Santo Agostinho no local onde hoje se encontra o Santuário de São Torcato.
A acrescentar, o Dr. Gonçalves da Costa (História do Bispado e Cidade de Lamego, 1977-1992) informa-nos que, nos fins da Idade Média, a ermida de São Torcato já era considerada uma das mais importantes de Lamego.
Este lugar de culto situa-se a cerca de 920 metros de altitude a Norte/Nordeste da povoação de Cabaços e é composto, actualmente, por duas capelas (onde se podem observar peças em madeira de ex-votos), um coreto e um parque arborizado.
O templo ainda continua a ser visitado, sobretudo no mês de Maio, mantendo-se a tradição de levar os rebanhos à capela, onde se cumprem as três voltas e o velho costume de colocar o chapéu do santo, para curar e prevenir doenças e males da cabeça.

VI. Ponte de Ariz (272 Votos)
Trata-se de uma ponte romana composta por dois arcos. O mais pequeno encontra-se quase soterrado. O tabuleiro em cavalete é composto por lajes graníticas. Não tem guardas.
Este monumento mede cerca de 45 metros de comprimento e 4,50 metros de largura.

VII. Necrópole Megalítica do Planalto da Nave (222 Votos)
Orca Grande, Peravelha Estátua-Menir, Peravelha
Até ao presente momento, os monumentos megalíticos do planalto da Nave representam os mais antigos vestígios arqueológicos da presença do Homem no concelho de Moimenta da Beira (entre 4 500 a. C. e 2 500 a. C.).
À semelhança de outros pontos do território nacional, o planalto da Nave constitui um vasto e rico espaço de progressiva necropolização e monumentalização.
Encontra-se devidamente sinalizada. Os monumentos pré-históricos que integram a necrópole são os seguintes: Orca da Fonte do Rato, Orca do Bebedouro I, Bebedouro II, Chã das Lameiras, Orca Grande, Orca de Seixas, Orca das Carquejas e Estátua-Menir de Peravelha (esta é a ordem dos monumentos para quem inicia o percurso a partir da Quinta dos Caetanos, freguesia de Alvite).


Para consultar os restantes resultados, clique aqui!

3 comentários:

manjerico disse...

Acho que mereceu ganhar,quem ganhou.

Se fosse a MàSCARA é que eu acharia RIDÌCULO.

E embora haja muita coisa que merecia ganhar,tambem foi uma das que VOTEI,por isso està de Parabéns.

Saudaçôes.
J.A.

manjerico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
manjerico disse...

Boa noite.
Achei muito feio o comentàrio que foi feito por uma senhora "CARIA" nos comentàrios das 7 Maravilhas do Concelho.
Ela, pelos vistos queria que a Capela da terra dela ganhasse.

Pois bem,eu tambem queria que uma das Maravilhas,da minha terra ganhasse,mas sei que haveria outras mais bonitas e com mais simbologia.


Vamos là ter alguma lögica nos nossos argumentos.
Quem ganhou (e nâo foi a que eu mais queria)ganhou bem.

Por isso Parabèns a todos, que se envolveram nesta iniciativa,com muito mérito.
E quando houver mais iniciativas destas,cà estarei para voltar a participar.
Os meus cumprimentos a todos.
J.A.