terça-feira, 7 de março de 2017

«Notícia» - “Centro Qualifica” inaugurado em Moimenta da Beira

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, e o diretor do Agrupamento de Escolas, Alcides Sarmento, inauguraram esta segunda-feira, 6 de Março, o “Centro Qualifica” nas instalações da Escola Secundária, descerrando uma placa que marca simbolicamente a manutenção de uma unidade de ensino vocacionada para a qualificação de adultos que o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira tem desde 2006, primeiro como centro de “Novas Oportunidades”, e a partir de 2014 como “Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP)”.

Os novos “Centros Qualifica” estão acreditados pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) para a qualificação de adultos, com idade igual ou superior a 18 anos e que procurem o reconhecimento das suas competências escolares ou profissionais adquiridas ao longo da vida. Esta certificação de competências pretende aumentar a escolaridade ao nível do 9º ou do 12º ano e reconhecer competências em diversas áreas.

O programa deve abranger cerca de 600 mil pessoas até 2020. Em Moimenta da Beira, em 2016, o CQEP, que abrange vários concelhos, conseguiu resultados muitíssimo meritórios, com mais de 400 pessoas inscritas.

Sem comentários: